quinta-feira, 7 de junho de 2012

PF flagra estrangeiros entrando ilegalmente no País por Uruguaiana


A cada mês, policiais federais em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, pegam, pelo menos, dez estrangeiros que tentam entrar ilegalmente no Brasil. Segundo o delegado Kleber Guedes, titular da Polícia Federal (PF) na cidade, a versão gaúcha dos “coyotes” mexicanos - homens que levam estrangeiros através da fronteira entre o México e os Estados Unidos -, vem atuando na região, com os barqueiros cobrando, em média, R$ 50 a R$ 200 por pessoa. Esses barqueiros também transportam contrabando. “Existe um contato do lado argentino, que se encarrega de agenciar a viagem com o barqueiro brasileiro”, disse o delegado. “Eles combinam o preço e fazem a viagem.”

Maioria dos ilegais é de origem africana

A maioria dos ilegais, de acordo com o delegado federal, é de origem africana e, ultimamente, uma parcela significativa de chineses também tem tentado burlar a imigração brasileira. Segundo Guedes, muitos dos estrangeiros têm visto de entrada no Brasil, porém, excederam o limite de entrada e saída que a lei permite. Outros, não tem o visto. “A quantidade de entrada e saída do país (Brasil) depende da situação de cada um”, explicou o policial federal. “Tem diferenças entre exilados, refugiados, pessoas que pedem permissão para trabalhar no Brasil, e assim por diante.”

O último caso de travessia de ilegais ocorreu na terça-feira, quando o Departamento de Polícia Federal prendeu um brasileiro que trazia um rapaz, oriundo do Senegal, que já tinha excedido o limite de entrada e saída do Brasil. A prisão ocorreu na margem brasileira do rio Uruguai, em Uruguaiana, quando a dupla tinha acabado de concluir a travessia de barco, vinda da cidade argentina vizinha de Paso de Los Libres. O senegalês tentava evitar o trâmite comum de imigração que é feito junto à Ponte Internacional que liga os dois países.

De acordo com a Polícia Federal, o crime de introdução de estrangeiro clandestinamente, descrito na lei número 6.815, de 1980, prevê pena de detenção de um a três anos. Por esta razão, foi arbitrada fiança ao “coyote” brasileiro, cujo valor foi pago por familiares deste. O outro suspeito da ação criminosa é o dono da embarcação. De acordo com a PF, ele iria remunerar o barqueiro pelo transporte do senegalês. Este suspeito foi identificado pelo barqueiro e está sendo procurado pelos federais.

A realização da prisão faz parte das ações da Operação Sentinela. Uma ação de controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições, e da qual participam a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Viagem a São Paulo

Quando conseguem cruzar a fronteira sem serem flagrados, os ilegais tomam um ônibus e se dirigem a São Paulo. Na capital paulista, eles vão até a rua 24 de Maio, onde proliferam as lojas de artigos variados e a preços baixos. Depois de comprarem, eles retornam para a fronteira e passam para Buenos Aires. “Na capital da Argentina, eles revendem os produtos”, disse Guedes. “Eles (estrangeiros) vivem como vendedores ambulantes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário