quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cidadania, Movimentos Sociais e Religião

Este Simpósio visa dar continuidade a nosso trabalho, iniciado no Congresso passado, de congregar pesquisadores de diversas áreas de conhecimento que voltem seus interesses para os estudos sobre processos e práticas sociais de construção de cidadania, assim como de redes de mútua ajuda, socialização de conhecimentos e informações. Interessam, sobretudo, abordagens que relacionem tais práticas ao universo religioso, entendendo que este se constrói em íntima relação com as necessidades e projetos sociais, sendo, portanto, em vários aspectos, indissociáveis. Enquadram-se, nesse sentido, trabalhos que abordem, teórica e/ou empiricamente, temáticas como comunitarismo, associativismo, formas de organização e mobilização social, política e religiosa em perspectiva comparada, além de movimentos reivindicatórios e processos de socialização alternativa pela via do sagrado. Contempla, ainda, abordagens psico-sociais de construções identitárias e subjetividades sociais e religiosas.
Coordenadores: 
Prof. Dr. João Marcus Figueiredo Assis - UNIRIO
Profa.Drª Denise dos Santos Rodrigues- Doutoranda em Filosofia pela UERJ
·                                 SOC 2 - Movimentos migratórios e exílios na América Latina: cidades, desterros, identidades


Os fluxos migratórios deixaram de ser fenômenos sociais isolados, passando a ser entendidos também como um espaço de relações sociais ativo no processo de construção das sociedades receptoras e emissoras. O imaginário e a representação que a imagem do “outro” provoca no espaço público que o acolhe, incita os pesquisadores a buscar novas indagações a respeito, por exemplo, da percepção do imigrante através da análise das políticas públicas ou a inserção e a coexistência dos estrangeiros no espaço urbano, a partir de estratégias étnicas ou defensivas, como o associativismo. No caso das sociedades da América Latina, os estudos migratórios constitui uma importante ferramenta na compreensão dos processos de integração sócio-cultural. O imigrante participa na construção das cidades, na elaboração do espaço urbano e também foi alvo dos discursos das políticas governamentais. Por outro lado, o exílio marca a imigração com uma origem e sentido político, onde as ideologias de tendências autoritárias de certos países provocaram o deslocamento de milhares de pessoas em busca de refúgio para a sua história. Entre o silêncio e a reprodução das experiências, universos híbridos e de integração social, os estrangeiros vão perfilando a sociedade de recepção com sua história pessoal e/ou sua orfandade social. Nesse simpósio pretendemos criar um espaço de discussão, que tem a imigração e o exílio como elemento ativo nas dinâmicas político-culturais que envolvem as sociedades latino americanas.
Coordenadores: 
Profa.Dra. Lená Medeiros de Menezes - Sub-Reitora de Graduação /UERJ
Profa. Dra. Érica Sarmiento – Universidade do Estado do Rio de Janeiro


·                                 SOC 3 - Repensando as cidades: o Rio de Janeiro e as Políticas Públicas
SOC 3 - Repensando as cidades: o Rio de Janeiro e as Políticas Públicas

Coordenadora: 
Profa. Dra. Helenice Pereira Sardenberg – Pesquisadora do NUCLEAS


e-mail: hsardenberg@yahoo.com.br

Este simpósio busca discutir acerca dos Direitos Sociais na cidade do Rio de Janeiro pois problemas cruciais como violência e exclusão inviabilizam o exercício da cidadania. Desta forma, busca-se pensar, como implementar políticas públicas viáveis para superar aquelas diferenças e desigualdades.O Simpósio visa também estender as discussões sobre Direitos Sociais e Ambientais, incluindo cidadania e políticas afirmativas, com a finalidade de comprometer a intelectualidade e a academia na luta política para criar novas oportunidades de acesso a educação superior pública , gratuita e alta qualidade.
·                                 SOC 4 - O processo imigratório no Cone Sul e as relações de poder no seculo XIX
SOC 4 - O processo imigratório no Cone Sul e as relações de poder no seculo XIX

Coordenadores: 
Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin (UFSM)
Profa. Dra. Helga I.Landgraf Piccolo (UFRGS)


e-mail: mmpadoin@gmail.com

Pretende-se abrir um espaço para a discussão e apresentação dos estudos que vem sendo realizados sobre o processo imigratório na região do Cone Sul, especialmente no século XIX, por ocasião da estruturação dos novos estados nacionais. O processo imigratório como fluxo e movimento social, econômico e também político, interno e externo, tiverem íntima relação com processo de modernização e expansão do sistema capitalista, influenciando sobre a formação das nacionalidades em seus aspectos humano, cultural, econômico e social. Pretende-se também averiguar as diferenças e semelhanças deste processo junto aos novos estados e as sociedades nacionais e regionais que nestes vão se formando, a legislação pertinente, as questões da imigração e da fronteira, a participação política e a condição da cidadania, as novas idéias, as questões religiosas e de terras, entre outros temas.
SOC 5 - Pobreza, Desigualdades, Direitos Humanos e “Questão Social” na América latina Contemporânea

Coordenadores: 
Profa. Dra. Silene de Moraes Freire - Faculdade de Serviço Social/Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da UERJ
Dr. Lier Pires Ferreira Júnior - Colégio Pedro II e Universidade Candido Mendes


e-mail: silenefreire@gmail.com / lier.rio@ig.com.br

O Simpósio objetiva construir um painel interdisciplinar através de trabalhos relacionados a algumas temáticas diretamente articuladas a problemática da garantia e defesa dos direitos na América Latina Contemporânea.
 Local:
Campus UERJ - Maracanã
Informações:
Secretaria Acadêmica
Tel.: 55 21 2334.0157
E-mail: congressonucleas@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário