sábado, 30 de junho de 2012

Israel: 3 mil africanos protestam contra deportação de imigrantes


Cerca de três mil imigrantes da Eritréia se concentraram nesta sexta-feira em frente à embaixada dos Estados Unidos em Tel Aviv para protestar contra a recente política de imigração de Israel e declarações de dirigentes locais.
"Pedimos aos Estados Unidos que pressione o governo israelense para que interrompa imediatamente sua política e declarações contra nós", disse à agência EFE Isaias Tekleadrhan, eritreu de 33 anos, quem está há dois anos e meio no país.
Israel iniciou neste mês um plano para prender e deportar imigrantes em situação irregular. As forças de segurança do país já detiveram em várias cidades dezenas de sul-sudaneses que entraram no país ilegalmente.
As operações começaram a ser realizadas após a justiça dar sinal verde para a deportação dos imigrantes do Sudão do Sul. Um conflito deste país com o Sudão já levou meio milhão de pessoas a se refugiarem.
O Ministério do Interior israelense validou uma lei que permitirá prender durante três anos qualquer pessoa que entre no país de forma ilegal e entre cinco a 15 anos quem ajudar ou encobertar os imigrantes irregulares.
O ministro do Interior e líder do partido ultra-ortodoxo sefardita Shas, Eli Yishai, defende que todos os imigrantes sejam colocados "sem exceção em prisões ou centros de detenção".
Nas últimas semanas foram registrados protestos e incidentes violentos envolvendo os africanos. No total, calcula-se que vivem no país cerca de 60 mil imigrantes ilegais, metade deles africanos. "Condenamos as deportações e pedimos a proteção urgente da comunidade internacional para frear a onda de racismo institucional em Israel", afirmou Tekleadrhan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário