quarta-feira, 6 de abril de 2011

Culto ecumênico celebra o centenário da imigração holandesa


Um culto ecumênico foi realizado, na manhã de domingo (03), para agradecer os cem anos de imigração holandesa. A celebração contou com a participação de quatro pastores evangélicos e um sacerdote católico, além do coral Excelsior da Igreja Protestante Reformada de Carambeí e do coral masculino ABC, ambos de músicas sacras. O público foi de aproximadamente 500 pessoas.

A religiosidade sempre foi uma marca da colonização holandesa, formando com o cooperativismo e a educação, os três principais fatores para o desenvolvimento das comunidades de imigrantes batavos no Paraná.

Para o secretário da Associação Cultural Brasil - Holanda, Johan Scheffer, que também coordena o coral ABC, a realização de um culto ecumênico é prova da integração entre as culturas. “Há 50 anos, não havia diálogo entre as religiões, hoje, há até casamentos ecumênicos”, relata Scheffer. O secretário finaliza afirmando que a realização da celebração é “o reconhecimento da contribuição de todas as igrejas na construção de Carambeí.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário