segunda-feira, 4 de abril de 2011

Haitianos vêm ao Brasil em busca de emprego


André MoraesApós um terremoto ter devastado o Haiti em janeiro de 2010, muitos haitianos vieram para o Brasil em busca de emprego. Com isso, o proprietário de uma serralheria em Votorantim, Osvaldo de Brito, pensou em ajudar de alguma forma e hoje conta com três homens do Haiti trabalhando em sua empresa, que antes estavam alojados na cidade de Brasileia, no Estado do Acre. De acordo com o subsecretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Leonardo das Neves Carvalho, existem cerca de 170 haitianos em seu Estado, esperando por uma oportunidade no mercado de trabalho brasileiro.



O proprietário da serralheria conta que quando viu uma reportagem na televisão sobre a vinda dos haitianos ao Brasil em busca de emprego, resolveu buscar informações e ajudá-los. "Há 20 anos tenho essa empresa e procuro sempre por serralheiros, pedreiros e ajudantes gerais, mas está difícil de encontrar. Quando vi a reportagem me deu um "estalo" e comecei a procurar consulados, embaixadas, a Polícia Federal, para que me enviassem alguns deles", relata Brito, que se diz muito contente com o trabalho dos seus três funcionários estrangeiros.


De acordo com Brito, a grande maioria dos que vieram para o Brasil oferece mão-de-obra especializada e chega com uma grande vontade de trabalhar, para poder ajudar suas famílias que ficaram no Haiti. "Eles estão há 10 dias aqui e se encaixaram perfeitamente, formando uma equipe muito boa. Eles são muito empenhados e com força de vontade", revela.


Joseph Daniel Noel, 34 anos, Alex Darcelin, 27, e Ronald Darcelin, 33, estão exercendo a função de ajudante geral na serralheria em Votorantim e possuem toda a documentação necessária para se instalar, temporariamente, no País, como a carteira de trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento que substitui a Carteira de Identidade (RG).


Brito diz que possui um contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Acre, que ofereceu mais 100 haitianos para serem contratados em sua serralheria. Por não possuir estrutura adequada para receber esse grande número de funcionários, ele espera que outras empresas se interessem em acolhê-los. "Quero dar ênfase de que eles são excelentes pessoas, em termos de humildade, trabalho e honestidade", enfatiza o proprietário da serralheria. Ele lembra que a empresa interessada precisa dispor de um alojamento para abrigar os haitianos ou oferecer uma ajuda de custo no início, para auxiliá-los a conseguir um local para morar.


Segundo Brito, os haitianos que estão no Brasil podem se encaixar em vagas como eletricista, pedreiro, pintor, encanador, carpinteiro, ajudante de construção civil, e há, também, alguns deles especializados em construção de estradas, criação de aves (em granjas), armação de ferragem, entre outros. Para quem se interessar, basta entrar em contato com Brito pelo celular (15) 7835-7717.

Um comentário:

  1. As razões pelas quais os haitianos deixaram Haiti são muitas. A primeira razão de todas é uma questão de "desemprego" que aumentou ainda mais depois do terremoto que abalou o país.
    Ainda bem, muitos países não fecharam portas para acolher eles.
    Que bom!eles foram bem recebidos!

    Pierre!

    ResponderExcluir