terça-feira, 5 de abril de 2011

Alterações climáticas pode levar à deslocação de milhões de pessoas



As alterações climáticas já causaram a deslocação e migração de milhares de pessoas e poderão desenraizar mais milhões de seres humanos no futuro, adverte um novo relatório elaborado com o apoio das Nações Unidas.
Em na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, afirma que a deslocação de pessoas se agravará, "a não ser que as populações vulneráveis, especialmente as pessoas mais pobres, sejam ajudadas a tornar os seus meios de vida resistentes ao clima".
Os investigadores entrevistaram mais de 2000 migrantes em várias partes do mundo e fizeram o levantamento das alterações climáticas na América Central, no Sahel, em zonas glaciares, nos deltas do Ganges, Nilo e Mekong, em Tuvalu e nas Maldivas, entre outras regiões.
"Nas próximas décadas, as alterações climáticas levarão, ou obrigarão mesmo, milhões de pessoas a deixarem as suas casas em busca de meios de vida viáveis e de segurança", diz o relatório, produzido com o apoio da Universidade das Nações Unidas (UNU),
De acordo com estudos científicos, desde o ano de 1750 a temperatura da Terra vem aumentando. Até o ano de 2006 o aumento registrado foi de 0,7ºC, e a previsão é a de que até 2050, a temperatura aumente 2,4ºC, mesmo com as mudanças no padrão de produção e consumo. Sem essas medidas, a temperatura pode aumentar ainda mais e chegar até 4ºC.
O resultado deste aquecimento é que as geleiras derretem e aumentam o nível dos mares, causando a migração de populações para outras áreas. Além disso, outros fenômenos climáticos se intensificam como as tempestades, furacões, enchentes e secas mais amplas e prolongadas
Inclusive a campanha da fraternidade da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil este ano o tema e "Fraternidade e a vida no planeta". Com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade das conseqüências do aquecimento global e das mudanças climáticas. Além disso, orientará as pessoas a adotarem atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a valorização da vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.
Outros estudiosos tentam apontar para causas mais profundas dessas ameaças . O modelo econômico vigente, de filosofia neoliberal. A partir da revolução industrial ,instala um ritmo sem precedentes de produtivismo consumista que mercantiliza os recursos naturais, tal modelo, por um lado gerou um padrão de vida ecologicamente incompatível e insustentável com a natureza , por outro lado, aprofundou as injustiças entre o mundo rico e o mundo pobre
Aproveitando o momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o ‘Ano Internacional das Florestas’, e importante a discussão sobre os problemas ambientais, mostrando sua gravidade e urgência para ações específicas, através da troca de experiências e alternativas para superação dos problemas provocados pelo aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário