domingo, 24 de abril de 2011

França admite fechar fronteiras para conter imigração


O Presidente francês Nicolas Sarkozy podera suspender a sua participação no tratado de Schengen para travar a vaga de imigrantes magrebinos que nos últimos meses chegam ao país para escapar à violência no Norte de África.
«Precisamos de pensar num mecanismo que nos permita, quando há uma perturbação sistemática numa das fronteiras externas da União Europeia, intervir com uma suspensão temporária» do tratado Schengen, disse fonte do Eliseu citada pela AFP.

Desde Janeiro que dezenas de milhares de cidadãos estrangeiros, sobretudo tunisinos, chegam a território francês através da Itália, após a travessia do Mediterrâneo. Várias nações europeias acusam Roma de negar sistematicamente asilo a refugiados e de os encaminhar para países terceiros.

No domingo, Paris decretou o encerramento temporário da fronteira com Itália para impedir a chegada de centenas de imigrantes a bordo de um comboio proveniente do sul da península transalpina.

A crise migratória ameaça as relações entre Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que se encontram na próxima terça-feira em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário