sexta-feira, 15 de abril de 2011

David Cameron quer imigrantes a falar inglês


David Cameron, o primeiro-ministro britânico, quer que os imigrantes em Inglaterra falem inglês

“Acima de tudo, quero uma política certa: boa imigração, não imigração em massa”, começará por dizer Cameron ao lançar o tema, frisando que “durante muito tempo, a imigração tem sido muito alta”.

Mais à frente, o primeiro-ministro declarará que as comunidades reais estão ligadas por experiências comuns, por amizade e conversas e que estes laços e a verdadeira integração demoram tempo a ser criados. E é aqui que entra a vontade de Cameron de que os imigrantes falem a sua língua, já que não falando isso cria “desconforto e falta de coesão” entre os bairros.

Para Cameron um imigrante que chegue ao Reino Unido e não fale inglês poderá ser “desconfortável” e é preciso alterar isso porque, nas suas palavras, as “verdadeiras comunidades não são apenas uma colecção de utilizadores de serviços públicos a viver no mesmo espaço”.

O chefe de Governo entrará também num terreno político sensível quando acusar o Partido Trabalhista de ter “inflamado o debate” sobre a imigração. Cameron dirá que, por um lado, houve ministros do anterior Governo que encerraram a discussão, dando a impressão de que preocupações sobre imigração eram de certa forma racistas. E por outro lado, outros ministros que falaram “nada fizeram para descer os números”.

“Sim, o Reino Unido estará sempre aberto aos melhores e mais brilhantes de todo o mundo e aos que fogem de perseguição”, assegurará o primeiro-ministro no final do seu discurso. “Mas connosco, as nossas fronteiras estarão controladas e a imigração estará a um nível que consigamos controlar”, continuará. “Sem ‘ses’. Sem ‘mas’”. E terminará: “Essa é uma promessa que fazemos ao povo britânico. E é uma promessa que cumpriremos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário