domingo, 24 de abril de 2011

Motim em centro de repatriamento na Austrália


Um grupo de centenas de detidos amotinaram-se esta quinta-feira num centro de repatriamento de imigrantes ilegais em Sidney, na Austrália, deitando fogo a nove edifícios do complexo e impedindo os bombeiros de controlar o incêndio. Ainda assim, não existiram vítimas mortais.

Tudo começou quando dois dos detidos subiram ao telhado de uma das casernas do centro de Villawood, acabando depois por chamar mais de uma centena de outras pessoas, num protesto que se prolongou por toda a noite.

«Demorou algum tempo até alguns bombeiros conseguirem entrar, porque os detidos atiravam contra eles telhas e peças de mobiliário. Por isso não conseguiram extinguir o incêndio», referiu Sandi Logan, porta-voz do departamento de imigração da Austrália, acrescentando que foi necessária a intevenção da polícia antimotim depois da retirada dos guardas do centro perante o ataque dos detidos.

Já Chris Bowen, ministro australiano da imigração, referiu que os envolvidos foram pessoas a quem foram rejeitados pedidos de asilo.

«São pessoas que não estão satisfeitas com o facto de não terem sido aceites como refugiados», referiu o ministro.

O centro de Villawood acolhe imigrantes ilegais que tentam chegar à Austrália por via marítima, bem como outros detidos por violação das condições de permanência no país ou vistos expirados

Nenhum comentário:

Postar um comentário