terça-feira, 6 de maio de 2014

Políticas públicas são estendidas aos haitianos

O abrigo em Rio Branco está com 400 imigrantes atualmente. O atendimento ao grupo de haitianos que continuam chegando ao Acre está sendo prestadocom acolhimento, vacinação, apoio à retirada de documentos e transporte. No entanto, o diálogo sobre a rota de imigração e medidas governamentais está sendo ampliado.
Em  São Paulo, a Polícia Federal começou nesta segunda-feira, 5, uma força-tarefa para regularizar a situação dos haitianos que estão chegando ao estado. O governador Geraldo Alckmin anunciou vagas aos haitianos em cursos do fundo de solidariedade do estado.
O governo federal abrirá vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)  para haitianos que estiverem interessados em trabalhar em diversas cidades do país. Na avaliação do Planalto, a formação técnica dos imigrantes pode evitar que eles sejam explorados em subempregos.
Segundo o titular  da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Antônio Torres, nesta manhã, representantes de uma empresa estão no abrigo realizando a seleção de candidatos para o trabalho. Serão contratados 42 imigrantes.
Imigração

A diáspora do Haiti espalhou 4 milhões dos seus habitantes pelo mundo. Cerca de 25 mil estão no Brasil. No entanto, a questão da imigração no Brasil tem números crescentes. Entre 2010 e 2013, o Brasil deu visto de trabalho para 9 mil imigrantes de origem europeia, norte-americana e asiáticos. Nesse período, o número de vistos para trabalho aumentou em 70%.  Em contrapartida, o IBGE calculou em 500 mil os brasileiros no exterior.


Agencia Noticias Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário