sexta-feira, 16 de maio de 2014

Evento marcou lançamento do Observatória das Migrações Internacionais

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou na  quarta-feira (14), da abertura do Seminário Migração Laboral no Brasil - Desafios para construção de Políticas, no Senado Federal. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg), marca o lançamento do Observatório das Migrações Internacionais criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com a Universidade de Brasília.
Ao destacar o papel dos migrantes na construção do País, Dias ressaltou as ações do MTE visando à agilização da emissão de autorizações de trabalho a estrangeiros que vem ao país em busca de uma oportunidade profissional. “O MTE, através do CNIg, informatizou os procedimentos necessários para a emissão das autorizações de trabalho com o objetivo de diminuir prazo e economizar recursos e desta forma facilitar a entrada daqueles (migrantes) que querem vi ao nosso país em busca de oportunidade de trabalho”, observou.
A atuação tripartite do CNIg e a permanência do mesmo (do CNIg) no âmbito do MTE bem como a importância da atuação integrada dos órgão governamentais na construção da política migratória do país também foram objeto da fala de Dias que observou: “Nós do MTE queremos ser parceiros do conhecimento juntamente com os órgãos que se preocupam com esse assunto, na construção de uma proposta (de política migratória) que seja vanguarda dentre os demais países do mundo”, observou.
OBMigra
Sob a coordenação científica do professor Leonardo Cavalcanti (CEPPAC-UNB), o Observatório das Migrações Internacionais tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as migrações internacionais nas suas principais vertentes: imigração, emigração e migração de retorno. Entre as atribuições do OBMigra constam a construção, manutenção e disponibilização de informações e dados que facilitem a análise do fenômeno migratório.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário