sábado, 31 de maio de 2014

Aberta a Conferencia Nacional sobre Migrações

Nesta sexta-feira (30) foi aberta a primeira Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (Comigrar) na cidade de São Paulo. O encontro reúne  migrantes, acadêmicos, representantes de organismos públicos, internacionais e da sociedade civil para discutir as propostas do debate público sobre a realidade migratória no país.
Na fase preparatória da Conferência, mais de 200 etapas foram realizadas em dez estados das cinco regiões do país e também no exterior. O processo mobilizou cerca de seis mil pessoas e reuniu 2 mil e 500 propostas.

O principal objetivo do encontro é a construção   do Plano Nacional de Migrações e Refúgio. Para o Ministro Jose Eduardo Cardozo a importância dos Imigrantes no processo de integração se faz necessária uma política de imigração baseada nos direitos humanos  , é preciso que o Brasil aprove uma nova Lei de Migrações. De acordo com o ministro  a luta também é para buscar alternativas de expressar sua voz e seus anseios. A Secretaria dos Direitos e Cidadania do Estado de São Paulo Heloisa Arruda defendeu uma política de imigração responsável e organizada que contemple a regularização dos documentos pelas embaixadas brasileiras antes do ingresso no pais .
A conferencia continua ate dia 1 de junho ,a iniciativa da conferencia e para um processo participativo aberto dentro do contexto migratório, sem discriminação ou imposições


Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário