sábado, 15 de fevereiro de 2014

UFFS de Realeza abre vagas para cidadãos haitianos

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Realeza, está com um novo projeto que possibilitará que os cidadãos haitianos cursem uma graduação. Trata-se do Processo Seletivo Especial para acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos (Prohaiti).
Clovis Alencar Butzge, coordenador acadêmico da UFFS, campus Realeza, disse que a iniciativa está acontecendo em todos os campi da Universidade, mas a ideia nasceu no campus de Chapecó, onde já existe um diálogo maior com a comunidade haitiana. “Quando o programa foi apresentado no conselho universitário, em dezembro, entendeu-se que deveríamos abrir vagas também em todos os campi”, relatou.
Ele explicou que neste primeiro momento serão ofertadas duas vagas suplementares para cinco dos sete cursos oferecidos no campus de Realeza, mas assim que a Universidade obter um contato formal com uma organização de trabalhadores haitianos e houver uma demanda maior para os cursos, há a possibilidade dos números das vagas serem ampliadas nos próximos processos seletivos. 
No total estão sendo oferecidas 205 vagas, distribuídas nos cinco campi da UFFS: Chapecó (68), Laranjeiras do Sul (11), Realeza (12), Cerro Largo (16) e Erechim (30). 
Segundo o coordenador acadêmico, poderão se inscrever no processo seletivo especial candidatos haitianos que tenham o Ensino Médio brasileiro completo, cursado no Haiti. A comprovação da escolaridade deve ser feita através da apresentação de diplomas/certificados e históricos escolares.
Inscrições
As inscrições para o processo iniciaram na última segunda-feira (10) e se estenderão até terça-feira (18). Os interessados podem se inscrever na secretaria acadêmica do campus, de acordo com o curso de graduação que o candidato deseja cursar. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração, mediante o preenchimento do Requerimento de Inscrição constante no anexo do Edital nº 38/UFFS/2014. A inscrição não tem taxa de pagamento.
Prova
O processo seletivo será constituído de uma prova com questões objetivas de caráter classificatório. A prova terá 50 questões objetivas de múltipla escolha, em língua portuguesa, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: dez questões de matemática; dez questões de interpretação de texto; seis questões de física; seis questões de química; seis questões de biologia; seis questões de geografia e seis questões de história geral. A prova será no dia 9 de março. Outras informações podem ser consultadas no site www.uffs.edu.br.
Cursos em Realeza
As vagas ofertadas, de acordo com o coordenador acadêmico, não são vagas já existentes nos cursos. Ele explicou que foram disponibilizadas novas vagas para o processo seletivo especial.
Entre os cursos que terão vagas disponíveis no campus de Realeza estão Ciências Biológicas, Física, Letras - Português e Espanhol e Química. Todos esses terão duas vagas disponíveis cada um e as aulas acontecerão no período noturno. Medicina Veterinária e Nutrição também terão duas vagas cada um e os cursos acontecerão em período integral (matutino e vespertino). 
Comunicação
Para facilitar a comunicação, como o campus de Realeza possui o curso de letras português e espanhol, o coordenador acadêmico informou que a ideia será aproximar os acadêmicos desse curso para assessorar os acadêmicos haitianos.
Hoje, na região Sudoeste, de acordo com um levantamento que a UFFS campus Realeza fez com delegacias do trabalho e empresas, a população haitiana se concentra nos municípios de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco, Itapejara D’Oeste e Barracão.


 Diario do Sudoeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário