quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Espanha pede apoio à UE para responder a imigração

O Governo espanhol anunciou que vai pedir apoio da União Europeia (UE) para minimizar a pressão migratória procedente de África, depois dos últimos acontecimentos trágicos em Ceuta, em que morreram 17 imigrantes.
Fonte do Ministério do Interior espanhol confirmou à agência Lusa que este é um assunto sobre o qual o executivo tem mantido diálogos a nível europeu durante os últimos dois anos.
Madrid, explicou a fonte, considera que o combate à imigração irregular deve ser uma responsabilidade partilhada a nível europeu, posição reforçada nos últimos meses pelo próprio presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.
Em outubro, por ocasião da tragédia de Lampedusa (Itália) - onde terão morrido mais de 300 imigrantes num naufrágio -, Rajoy defendeu que a UE deve fortalecer os apoios político, operativo e financeiro aos países da sua fronteira exterior, para melhor gerir fluxos migratórios e evitar "dramas incalculáveis" como os de Lampedusa.
"Que ninguém duvide que este é um dos desafios do nosso tempo. Não podemos tolerar de nenhuma maneira que o mar que nos une e nos aproxima se converte em vala comum", disse.
Para Rajoy, a resposta "eficaz" da UE deve reconhecer que "o controle das fronteiras exteriores "é um esforço que deve ser partilhado pelo conjunto da união, Estados-membros e agências".


Agencia Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário