quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

600 Imigrantes resgatados no Mediterrâneo nas últimas horas

Imigrantes africanos tentavam alcançar a Europa e vinham divididos em apenas seis barcos, entre os quais botes de borracha.
Nas últimas 24 horas foram resgatadas cerca de 600 pessoas no Canal da Sicília pela marinha italiana, de acordo com a AFP. Tratava-se de imigrantes africanos que se encontravam divididos por seis embarcações diferentes, entre as quais alguns botes de borracha. A operação de socorro está incluída no programa Mare Nostrum, lançada pelo Governo italiano, depois de 339 pessoas terem morrido durante um naufrágio ao largo da ilha de Lampedusa, em Outubro. O novo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, anunciou na terça-feira, diante da Câmara dos Deputados, que a sua primeira visita oficial ao estrangeiro será à Tunísia, com o objectivo de tornar o Mare Nostrum“central”.
No início de Fevereiro, mais de mil pessoas foram resgatadas perto de Lampedusa, de uma só vez. Nos primeiros dias do ano, mais um milhar de imigrantes clandestinos, que tentavam alcançar a Europa, já tinham sido encontrados pela marinha italiana.
Entre Janeiro e Setembro do ano passado, 31 mil pessoas entraram na União Europeia pelo Mediterrâneo, sobretudo através da Itália e de Malta, diz a agência de fronteiras de Bruxelas, a Frontex. Roma tem pedido aos parceiros europeus que tornem a questão da imigração ilegal uma prioridade na acção de Bruxelas.
No mês passado, 2156 pessoas desembarcaram em Itália nestas condições, face a apenas 217 em Janeiro de 2013, segundo a AFP. Mas mesmo para os imigrantes que conseguem alcançar terra firme, as condições de acolhimento estão longe de serem as mais indicadas, o que motivou protestosrecentemente.
 Publico pt

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário