sexta-feira, 26 de abril de 2013

Migrações podem estimular crescimento social e econômico, diz Secretário-Geral da ONU


A Comissão das Nações Unidas sobre População e Desenvolvimento deu início na segunda-feira (22) a uma sessão que vai durar cinco dias sobre as possibilidades que a comunidade internacional possui diante das mudanças demográficas resultantes da migração global, como as oportunidades para o crescimento social e econômico.
“A questão não é interromper o movimento de pessoas através das fronteiras, é como nos planejamos para estes movimentos e se estamos tirando um bom proveito deles”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
O total de migrantes internacionais aumentou para 214 milhões em 2010, contra os 155 milhões em 1990. De acordo com o último relatório do Secretário-Geral sobre as novas tendências em migração, o número de pessoas que migram dentro do próprio país é maior do que o número daquelas que atravessam as fronteiras internacionais.
O relatório destacou que entre os principais fatores que contribuem para essa tendência estão as mudanças nas condições socioeconômicas, os conflitos, a degradação ambiental, o aumento do tráfico de seres humanos e a integração e desintegração de países.
Ban ressaltou a necessidade de canais seguros de migração, o alinhamento das políticas de migração para com as demandas do mercado de trabalho, a promoção da integração nas sociedades de acolhimento e a facilitação do assim chamado retorno ou migração circular, que permite que os migrantes voltem para seus locais de origem no momento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário