terça-feira, 9 de abril de 2013

Forum dos Emigrantes quer Secretaria e parlamentares


O I Forum Internacional dos Emigrantes terminou em Berna, na Suíça, definindo como seu objetivo imediato a institucionalização de uma Secretaria dos Emigrantes pelo governo federal, seguido da criação de vagas no Parlamento para emigrantes eleitos pelos emigrantes.

Para uma maior participação dos emigrantes nas eleições, o Forum propõe que lhes seja concedido o voto por correspondência, permitindo-se assim a participação dos emigrantes residentes longe de consulados. Muitos eleitores deixam de transferir seus títulos ou de votar para evitar despesas de transporte.

A fim de criar condições práticas para atingir esses objetivos, os emigrantes participantes do Forum decidiram criar uma entidade supranacional, destinada à realização de novos Forums e contatos para sensibilizar parlamentares, instituições e governos estaduais e federais em favor dessas reivindicações.

Por sua vez, o Forum criticou a atual política brasileira de emigração, por manter os emigrantes sob a tutela dos diplomatas do Itamaraty, impedindo-lhes a emancipação política e independência. Foram também criticados os atuais conselhos de cidadania, que, embora eleitos pelos emigrantes, são dirigidos pelos consulados locais.

Foi também denunciada a próxima intenção do Itamaraty de relançar o extinto Conselho de representantes, CRBE, com a eleição dos novos conselheiros por voto indireto, mantendo o órgão como simples órgão consultivo e de assessoria, uma espécie de apêndice inútil mas destinado a simular uma política de emigração, na verdade inexistente.

O Forum Internacional dos Emigrantes elegeu como seu dirigente o jornalista e líder emigrante Rui Martins, secundado pelo sociólogo emigrante Edmar da Rocha. Foi também eleita uma comissão organizadora formada por emigrantes da França, Estados Unidos, Áustria, Itália e Suíça.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário