terça-feira, 16 de abril de 2013

Minas ganha reforço de 22 instituições no combate ao tráfico de pessoas


O Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP) desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cpec), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), realizou, nesta sexta-feira (12), a primeira reunião do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CIETP). Formado por 22 instituições, o comitê tem a responsabilidade de discutir e propor políticas públicas voltadas para o enfrentamento do tráfico.
Como uma das três frentes de trabalho do Programa no combate desse crime, o comitê apresentou, nesta primeira reunião, alguns casos já atendidos desde o seu lançamento em dezembro de 2012 e quais os possíveis desafios já encontrados que demandam articulação e trabalho conjunto das instituições que compõem o grupo: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal Regional Federal da 1ª Região – JF, Defensoria Pública da União (DPU), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), de Educação (SEE), de Esporte e da Juventude (Seej), de Saúde (SES), de Trabalho e Emprego (Sete), de Turismo (Setur), e Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Presente na abertura do encontro, a secretária-adjunta de Defesa Social, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo, ressaltou que a atuação de cada instituição dentro de suas respectivas competências forma uma atuação ímpar no combate ao crime. “O tráfico de pessoas é assunto delicado e de características específicas, o esforço de todos será uma grande ferramenta para repressão”, afirmou.
Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Desde dezembro de 2012, o programa vem enfrentando o tráfico de pessoas por meio de três eixos de atuação: prevenção, atenção às vítimas e seus familiares, e repressão e responsabilização dos autores do crime. Cerca de 160 pessoas já foram identificadas como possíveis vítimas do tráfico interestadual e internacional de pessoas pelo o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP).
Outra ferramenta do Programa é o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, ainda a ser instalado no Aeroporto Internacional Tancredo Neves. A previsão é que este Posto Avançado esteja em funcionamento em 2013 e que possa identificar, ainda no momento de chegada, possíveis vítimas de tráfico para encaminhamento ao Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Para o coordenador Especial de Prevenção à Criminalidade, Talles Andrade, a interlocução dos órgãos do comitê fortalecerá os trabalhos que já estão sendo realizados pelo Programa de Enfrentamento ao Tráfico. “Desde 2002, a Secretaria de Defesa Social já desenvolve programas de prevenção à criminalidade e, atualmente, os 40 Centros de Prevenção à Criminalidade existentes no Estado estão sendo treinados para identificação de possíveis vítimas, acompanhado as Política Nacional”.
Serviço
O Núcleo de Enfrentamento, que funciona na Praça Sete, em Belo Horizonte, atua no atendimento de vítimas e familiares que podem denunciar e/ou receber orientações sobre os procedimentos a serem tomados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário