quinta-feira, 18 de abril de 2013

Trabalhadores estrangeiros também vão contribuir com a educação e o desenvolvimento do País, diz Paes de Barros


O subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Ricardo Paes de Barros, destacou, na  quinta-feira, 11 de abril, a importância de estimular a educação e o desenvolvimento do País por meio do fluxo de conhecimento.
Para ele, a entrada de trabalhadores estrangeiros no Brasil vai contribuir também para tornar o Estado e a sociedade mais abertos à inovação, favorecendo um ambiente plural, com respeito à diversidade.
“Ter trabalhadores imigrantes no Brasil vai ajudar a promover a inovação a partir do contraste entre visões distintas, com soluções criativas. Um estado mais aberto leva a um pensamento mais abrangente. É importante que o Brasil se abra mentalmente e tenha maior competição no exterior, atraindo mais indústrias internacionais que possam contratar pessoas com experiência no exterior”, afirmou Paes de Barros.
Durante o seminário ‘Boas Práticas Empresariais, Mobilidade Global e Oportunidades’, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da cidade de Indaiatuba, em São Paulo, Paes de Barros disse que o tema é prioridade na agenda da SAE. “Estamos fazendo pesquisas com os empresários a respeito da demanda existente para trabalhadores qualificados e apresentando as propostas de melhoria na política migratória brasileira”.
Paes de Barros lembrou, ainda, que “os estrangeiros não podem ser vistos como uma ameaça, e sim como uma oportunidade. Não existe razão ou necessidade para termos uma postura defensiva”.
Para o prefeito de Indaiatuba em exercício, Antônio Carlos Pinheiro, o Seminário foi uma grande oportunidade para debater e esclarecer todas as questões que envolvem o tema. “No mundo de hoje a informação e o conhecimento qualificam as pessoas. Não tenho dúvida de que cada um de nós sairá daqui com mais conhecimento. Precisamos disso para inserir na gestão, pública e privada”.
O evento também contou com a participação do diretor-secretário da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abmaq), Carlos Pastoriza. Ele falou sobre o cenário econômico e os impactos das medidas governamentais, além das perspectivas para 2013. Pastoriza abordou ainda a situação cambial do País e destacou o cenário atual da economia, além de salientar os obstáculos dos empresários da indústria da transformação e as medidas que seriam importantes para ter uma concorrência mais igualitária.
O seminário ‘Boas Práticas Empresariais, Mobilidade Global e Oportunidades’ atraiu um público de mais de 300 empresários, que discutiram temas como cenário econômico, impactos das medidas governamentais, perspectivas para 2013 e as ameaças e oportunidades comerciais pós-globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário