segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bolívia fará censo de estrangeiros após casos de violência


O governo boliviano realizará um censo de estrangeiros após incidentes de violência provocados por cidadãos de países vizinhos, registrados principalmente na cidade de Santa Cruz (leste), informou o ministro de Governo (Interior), Carlos Romero, citado neste sábado (20) por uma rádio governamental.
"Há a necessidade de fazer um censo de estrangeiros e depois confrontar os dados com seus antecedentes policiais e judiciais de seus países de origem", afirmou Romero, explicando que a medida faz parte de uma política governamental de emergência para frear incidentes criminosos, associados ao crime organizado e ao narcotráfico.
O ministro Romero confirmou na sexta-feira a detenção de dois colombianos e de um brasileiro, acusando-os de trabalhar como sicários e de terem assassinado separadamente um peruano e um boliviano nas últimas duas semanas.
Um dos crimes foi filmado por uma câmera de segurança e foi divulgado por todos os canais de televisão privados e inclusive no Youtube, provocando comoção entre a população.
A polícia local investiga outros quatro casos com características similares.
A Direção de Migração do Equador informou na sexta-feira que no país há cerca de 33 mil cidadãos estrangeiros que vivem de forma legal e acredita-se que outros 5 a 6 mil estão em situação irregular, boa parte deles peruanos, argentinos, brasileiros e colombianos.
A Bolívia, no coração da América do Sul, é um dos principais produtores de cocaína do mundo, depois de Colômbia e Peru - segundo dados da Organização das Nações Unidas - e um dos caminhos para o trânsito da droga peruana com destino a Brasil e Paraguai, principalmente.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário