Com a intensificação da crise econômica mundial nos últimos anos,
o Brasil volta a ser destino de imigração para muitas pessoas. Prova disso, é
que o número de imigrantes em situação jurídica regular sofreu um incremento de
mais de 50% de 2010 a 2012, passando de aproximadamente 960 mil para mais de
1,5 milhões de pessoas. Esse aumento da presença de novos imigrantes no país
passa a ser uma pauta recorrente nos meios de comunicação brasileiros. Nestas
notícias, observa-se as mais diferentes temáticas como denúncias sobre
exploração laboral, a chegada de mão de obra com qualificação acadêmica,
pessoas com pedido de refúgio ou asilo político e rediscussão das políticas
migratórias brasileiras. No entanto, nem sempre as rotinas produtivas dos meios
de comunicação têm favorecido uma abordagem contextualizada das diferentes
realidades migratórias que contemple, por exemplo, a diversidade de histórias,
motivos e especificidades das migrações de grupos e pessoas originárias de
distintos contextos sociais e culturais.
Com o intuito de contribuir ao
trabalho dos comunicadores, foi criado o Guia das “Migrações Transnacionais e Diversidade Cultural para
comunicadores: Migrantes no Brasil, o
primeiro dos três títulos da coleção “Guia de Diversidade Cultural para
Comunicadores”. Esse
primeiro Guia é resultado de dois anos de trabalho de pesquisadores de
universidades nacionais e internacionais que vêm se dedicando a estudar
as relações existentes entre meios de comunicação e migrações. Para atender
esse objetivo, o material busca de uma maneira didática e de fácil leitura
oferecer orientações e recomendações para a produção de notícias e informações
que ajudam a entender a diversidade de aspectos relacionados a diferentes
grupos migrantes presentes no país.
No Guia, os leitores podem encontrar um histórico das migrações no
Brasil e no mundo, uma série de dados de diferentes fontes sobre as migrações e
grupos migrantes, explicações de alguns conceitos geralmente utilizados nas
coberturas midiáticas sobre o tema, além de recomendações sobre os aspectos a
ter em conta na produção midiática das migrações. O material visa orientar os
comunicadores para uma cobertura midiática que evite a reprodução de
estereótipos e reducionismos sobre determinados temas migratórios e grupos migrantes.
Uma das estratégias utilizadas no Guia, para essa orientação, é o uso de
exemplos de matérias publicadas recentemente por diferentes meios de
comunicação brasileiros. A expectativa dos pesquisadores que elaboraram o Guia
é contribuir para que haja uma menor incidência, nos meios de comunicação
brasileiros, de tratamentos informativos criminalizadores ou reducionistas
sobre os imigrantes que escolhem o país como destino.
Os próximos lançamentos da
coleção serão os guias “Diversidade
cultural para comunicadores: Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 e “Migrações Transnacionais e
Diversidade Cultural para comunicadores: Migrantes brasileiros no mundo”,
já que estas duas temáticas também apresentam problemas na sua cobertura
jornalística. Os interessados em conhecer ou consultar o conteúdo deste
primeiro guia podem acessar o sitehttp://www.guiamigracoesdivcult.com e baixar a versão completa do material que está disponível
para download na página. O Guia está circulando também em versão impressa.
Denise Cogo
Maria Badet
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