sexta-feira, 26 de abril de 2013

Por uma cobertura sem estereótipos para os migrantes no Brasil


Com a intensificação da crise econômica mundial nos últimos anos, o Brasil volta a ser destino de imigração para muitas pessoas. Prova disso, é que o número de imigrantes em situação jurídica regular sofreu um incremento de mais de 50% de 2010 a 2012, passando de aproximadamente 960 mil para mais de 1,5 milhões de pessoas. Esse aumento da presença de novos imigrantes no país passa a ser uma pauta recorrente nos meios de comunicação brasileiros. Nestas notícias, observa-se as mais diferentes temáticas como denúncias sobre exploração laboral, a chegada de mão de obra com qualificação acadêmica, pessoas com pedido de refúgio ou asilo político e rediscussão das políticas migratórias brasileiras. No entanto, nem sempre as rotinas produtivas dos meios de comunicação têm favorecido uma abordagem contextualizada das diferentes realidades migratórias que contemple, por exemplo, a diversidade de histórias, motivos e especificidades das migrações de grupos e pessoas originárias de distintos contextos sociais e culturais. 
Com o intuito de contribuir ao trabalho dos comunicadores, foi criado o Guia das “Migrações Transnacionais e Diversidade Cultural para comunicadores: Migrantes no Brasil, o primeiro dos três títulos da coleção “Guia de Diversidade Cultural para Comunicadores”. Esse primeiro Guia é resultado de dois anos de trabalho de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais que vêm se  dedicando a estudar as relações existentes entre meios de comunicação e migrações. Para atender esse objetivo, o material busca de uma maneira didática e de fácil leitura oferecer orientações e recomendações para a produção de notícias e informações que ajudam a entender a diversidade de aspectos relacionados a diferentes grupos migrantes presentes no país.
No Guia, os leitores podem encontrar um histórico das migrações no Brasil e no mundo, uma série de dados de diferentes fontes sobre as migrações e grupos migrantes, explicações de alguns conceitos geralmente utilizados nas coberturas midiáticas sobre o tema, além de recomendações sobre os aspectos a ter em conta na produção midiática das migrações. O material visa orientar os comunicadores para uma cobertura midiática que evite a reprodução de estereótipos e reducionismos sobre determinados temas migratórios e grupos migrantes. Uma das estratégias utilizadas no Guia, para essa orientação, é o uso de exemplos de matérias publicadas recentemente por diferentes meios de comunicação brasileiros. A expectativa dos pesquisadores que elaboraram o Guia é contribuir para que haja uma menor incidência, nos meios de comunicação brasileiros, de tratamentos informativos criminalizadores ou reducionistas sobre os imigrantes que escolhem o país como destino.
Os próximos lançamentos da coleção serão os guias “Diversidade cultural para comunicadores: Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 e “Migrações Transnacionais e Diversidade Cultural para comunicadores: Migrantes brasileiros no mundo”, já que estas duas temáticas também apresentam problemas na sua cobertura jornalística. Os interessados em conhecer ou consultar o conteúdo deste primeiro guia  podem acessar o sitehttp://www.guiamigracoesdivcult.com e baixar a versão completa do material que está disponível para download na página. O Guia está circulando também em versão impressa.

Denise Cogo
Maria Badet

Nenhum comentário:

Postar um comentário