sábado, 27 de abril de 2013

Ministro Padilha volta a defender entrada de médicos estrangeiros no Brasil


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou a defender o debate para permitir a entrada de médicos estrangeiros no Brasil. Durante audiência pública no Senado nesta quarta-feira, ele afirmou que o país precisa seguir exemplos de outros mercados, como Estados Unidos e Inglaterra, que implementaram políticas para atrair profissionais estrangeiros.
- O mito que existe no Brasil é de que há muitos médicos. Os nossos números mostram exatamente o contrário. O Brasil tem 1,9 médico por mil habitantes. A Argentina tem mais de três médicos por mil habitantes. Espanha e Portugal têm quase quatro médicos por mil habitantes - afirmou.
Ele destacou que, não bastasse a falta de profissionais, os médicos em atuação são mal distribuídos no Brasil. Em alguns estados, a relação chega a quatro médicos por mil habitantes. Em outros, há apenas um por mil habitantes. Padilha disse que, mesmo dentro do mesmo estado, a distribuição é desigual. Em São Paulo, a capital e regiões como a de Campinas, Ribeirão Preto e o Vale do Paraíba estão acima da média nacional.
- Ou seja, são mal distribuídos nacionalmente e mal distribuídos regionalmente também. E isso tem de ser enfrentado com todas as medidas, inclusive medidas que possam atrair médicos estrangeiros com qualidade, de países que possam ofertar esses médicos com qualidade, assim como outros países do mundo fazem - afirmou.
O ministro disse que, nos Estados Unidos, a cada quatro médicos, um é formado no exterior. Na Inglaterra, 40% desses profissionais se formaram fora.
- Ou seja, temos que ter políticas similares às que outros países tiveram.

Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário