terça-feira, 19 de julho de 2011

Parlandino condena lei dos EUA que autoriza prisão de imigrantes


O presidente do Parlamento Andino (Parlandino), o peruano Wilbert Bendezú, repudiou hoje o projeto de lei aprovado pelo Comitê Judicial da Câmara de Representantes dos Estados Unidos que autoriza a prisão por tempo indeterminado dos imigrantes ilegais detidos em centros de imigração.

Para Bendenzú, essa norma afeta os imigrantes sem documento que se encontram no país, entre eles cerca de meio milhão de peruanos, assim como a refugiados e residentes estrangeiros que tenham cometido algum delito e sejam passíveis de deportação, de acordo com as leis migratórias.

O presidente do Parlandino explicou que a medida poderá ser aplicada caso estas pessoas não cooperarem na identificação de sua verdadeira identidade, se forem portadores de alguma doença contagiosa, entre outros.

Segundo ele, essa lei viola o artigo fundamental da liberdade individual da Constituição norte-americana, além de ser "desumana" já que pode ser aplicada a pessoas "com doenças graves que seguramente precisam tratar-se" em locais especializados.

"A perseguição contra imigrantes ilegais cresce vertiginosamente nos Estados Unidos. Isto é irreversível", sentenciou Bendezú.

Ele ainda defendeu a necessidade de criação da Secretaria Nacional do Migrante Peruano, promessa de campanha do presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, que toma posse no próximo dia 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário