sexta-feira, 22 de julho de 2011

Eurobarómetro: Integração de imigrantes


Pela primeira vez o Eurobarómetro, serviço da Comissão Europeia que mede e analisa as tendências da opinião pública em todos os Estados-membros da União Europeia, dedicou um relatório exclusivamente às questões da integração de imigrantes. O documento, apresentado a 20 de Julho de 2011, sintetiza as opiniões saídas de diversos grupos de discussão sobre questões como o impacto dos fluxos migratórios na economia; a integração, em aspectos como o domínio da língua ou o direito de voto; e a responsabilidade pessoal ou a cidadania.
As principais conclusões deste inquérito qualitativo passam pelo facto de haver um vasto consenso sobre o contributo positivo dos migrantes para a cultura local. Ambos os grupos (nacionais e imigrantes) estão de acordo sobre os factores que favorecerão a integração: falar a língua, ter um emprego, respeitar a cultura local e possuir um estatuto legal. Os cidadãos da UE e os migrantes que participaram no inquérito também concordam que será necessário redobrar esforços, de parte a parte, para tirar partido da imigração. A falta de conhecimentos linguísticos e a segregação de que os migrantes são alvo em zonas desfavorecidas são considerados como os principais obstáculos à integração.
As entrevistas, conduzidas em Março e Abril de 2011, partiram da dinamização de dois grupos de discussão em cada país membro, com cidadãos de faixas etárias diferentes. Foi criado um terceiro tipo de grupo, com nacionais de países terceiros, em 14 países incluindo Portugal. No total, foram ouvidos quinhentos cidadãos da União Europeia e duzentos imigrantes.

o relatório na integra esta ;http://www.oi.acidi.gov.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário