domingo, 17 de julho de 2011

Zaire


A província do Zaire é vulnerável à imigração ilegal e suspeita de servir de rota de eventuais casos de tráfico de seres humanos devido à sua extensa fronteira terrestre e fluvial com a região do Baixo Congo, República Democrática do Congo (RDC).


Esta é uma das conclusões saídas do workshop sobre o “tráfico de seres humanos – assistência as vítimas de tráfico”, realizada de 14 a 15 deste mês na cidade de Mbanza-Kongo, sob auspícios da Organização Internacional para as Migrações (OIM).


Perante este quadro, os participantes no evento recomendaram o reforço da parceria entre a sociedade civil e os órgãos locais do estado na denúncia e combate à imigração ilegal e o tráfico de seres humanos.


A identificação e assistência a presumíveis vítimas de tráfico de seres humanos, bem como a realização com maior abrangência de acções formativas no seio das comunidades e dos agentes de manutenção da lei, constam igualmente do leque das recomendações e conclusões deste evento.


Durante o encontro, orientado pela coordenadora do projecto da OIM, Lorena Pinto, os participantes abordaram temas relacionados com o conceito sobre o tráfico de seres humanos, diferença entre imigração ilegal e tráfico de seres humanos, descrição e tipos de tráfico, causas e consequências do tráfico, entre outros assuntos.


O certame juntou 60 elementos entre membros da sociedade civil e organizações não governamentais sedeadas no município de Mbanza Kongo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário