segunda-feira, 4 de julho de 2011

MISSAO PAZ E SEMANA DOS MIGRANTES EM SÃO PAULO.


MIGRAÇÕES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O que temos a ver com isso?

Neste ano tanto o tema da Semana do Migrante ajudou a aprofundar o mesmo da Campanha da Fraternidade e ao mesmo tempo por ocasião dos 25 anos do SPM possibilitou uma reflexão mais ampla sobre a realidade das Migrações

Através de diferentes atividade s coordenadas e articuladas juntamente com o SPM e o CAMI conseguimos atingir vários níveis da população, com o objetivo de divulgar o tema, refletir sobre as causas da migração forçada e de suas conseqüências, conseguimos também momentos fortes de celebração da caminhada, levando a um maior compromisso com a cidadania num maior fortalecimento da fé e da esperança do povo em caminho.

NA MIDIA

Participamos a nível nacional com o programa Tribuna Independente na Rede Vida de Televisão e foram realizados seis programas de Radio (9 de Julho, Bandeirantes e Milícia da Imaculada) Participamos também AM alguns meio de Imprensa escrita.

COM O PODER PÚBLICO

Participamos da organização da Audiência Publica realizada na Câmara Municipal de São Paulo com o tema “Migrantes e suas condições sócio-econômicas”

Tivemos vários encontros com autoridades civis e governamentais para tratar o assunto específico da renovação da Provisória para permanente do documentos da anistia.

Estivemos também em contato permanente com a Polícia Federal e os Consulados para tratar do tema de documentação e da acolhida dos migrantes.

COM A SOCIEDADE CIVIL

Organizamos um evento no Memorial da América Latina com as comunidades de Migrantes para o lançamento de um documentário sobre o mundo andino e a cultura latina.

Apoiamos o Bicentenário da Independência do Paraguai no Memorial da América Latina e celebramos o dia da Mãe Latino Americana na Igreja da Paz, com a presença de um grande número de Mães. Além da celebração foi organizado um almoço com uma tarde cultural.

COMO IGREJA PEREGRINA

Já estamos celebrando a última novena da Comunidade Boliviana, a penúltima da Comunidade Chilena e já estamos na metade das novenas com as Comunidades do Paraguai e do Peru. Além da novenas Oficiais de cada Comunidade estivemos celebrando em mais de 30 Bairros diferentes da grande São Paulo e todo último domingo celebramos na Igreja da Paz. Nos primeiros e terceiros na Igreja Auxiliadora do Bom Retiro e no segundo domingo na Igreja Matriz de Santo André.

Toda esta caminhada foi uma preparação para o dia nacional do migrantes com a grande celebração na Catedral da Sé com a presença do Bispo D. Angélico e um grande número de imigrantes de vários Países do mundo. Foi muito participada e bem preparada pelo SPM , pela Missão Paz e pelos migrantes. Tudo isso só é possível graças ao trabalho de muita gente comprometida na causa dos Migrantes: leigos, missionários (as), agentes e migrantes.

Que a Mãe dos migrantes nos acompanhe sempre e abençoe a todos

Pe. Mário Geremia CS















Nenhum comentário:

Postar um comentário