segunda-feira, 18 de julho de 2011
Migração para os EUA não é mais tão atrativa para mexicanos
A extraordinária migração mexicana que enviou milhões para os Estados Unidos nos últimos 30 anos está por um fio e uma pesquisa aponta uma causa surpreendente: mudanças sem precedente no México tornaram mais atrativo ficar em casa. Um crescente conjunto de evidências sugere que a mistura de acontecimentos – expansão econômica e oportunidades educacionais, aumento do crime na fronteira e famílias diminuindo – estão sufocando a migração ilegal tanto quanto a desaceleração da economia ou a repressão da imigração nos Estados Unidos.
Nos planaltos de terra avermelhada de Jalisco, um dos três maiores estados propensos à emigração no México desde o século passado, uma nova dinâmica emergiu. Para uma típica família rural como os Orozcos, ir para El Norte sem papéis não é mais um rito de passagem inevitável. Em vez disso, suas casas estão cheias de parentes que voltaram, irmãos mais velhos que um dia cruzaram as fronteiras ilegalmente estão esperando vistos e os caçulas da família estão ficando em casa.
“Eu não vou para os Estados Unidos porque estou mais preocupado com os meus estudos”, disse Andres Orozco, de 18 anos. De fato, no recente instituto de tecnologia onde ele está estudando engenharia industrial, todos os estudantes em uma aula recente disseram ter uma educação melhor que a de seus pais – e que hoje eles planejavam ficar no México ao invés
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário