quarta-feira, 6 de julho de 2011

ÁFRICA DO SUL: BISPOS TEMEM VIOLÊNCIA CONTRA IMIGRANTES ZIMBABUANOS



Os bispos da África do Sul temem uma nova onda de violência xenófoba contra os imigrantes zimbabuanos.

Recomeçou o fluxo de refugiados provenientes do Zimbábue rumo à África do Sul, por causa da retomada da violência contra os opositores do presidente zimbabuano, Robert Mugabe, e das eleições presidenciais e parlamentares, previstas para este ano, no Zimbábue.

Devido a isso, a população sul-africana manifestou hostilidade contra os imigrantes zimbabuanos. Nas últimas semanas multiplicaram-se os episódios de violência contra os cidadãos provenientes do Zimbábue, e os bispos temem o repetir-se da onda de ataques xenófobos perpetrados em 2008.

No mês passado, os prelados sul-africanos divulgaram uma Carta Pastoral exortando os fiéis a se oporem ao mal da xenofobia que ameaça dividir a comunidade humana. "Devemos nos unir contra esta crueldade e trabalhar para construir uma comunidade de amor" – ressaltam os prelados na missiva.

Os bispos estão preocupados com as gangues existentes no confim entre Zimbábue e África do Sul que violentam e roubam os refugiados que entram na África do Sul através do Rio Limpopo.

Segundo o Bispo de Rustemburg, Dom Kevin Bowling, membro da organização ecumênica "Solidarity Peace Trust", a extrema pobreza em que vive uma parte da sociedade sul-africana e a falta de trabalho e expectativa para os jovens, são as causas da violência xenófoba. (MJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário