domingo, 4 de setembro de 2011

Brasileiros deixam EUA para ganhar mais, diz ‘L.A. Times’


O jornal americano “Los Angeles Times” destaca na primeira página desta sexta-feira, 2, uma reportagem mostrando a mudança na vida de alguns brasileiros que deixaram os Estados Unidos após a crise de 2008.

Um dos entrevistados pela reportagem diz que há dois anos entregava pizzas a estudantes da Universidade da Califórnia em Berkeley, fugia das autoridades de imigração e ganhava salário em uma moeda que se desvalorizadava em relação ao real. Hoje, na Bahia, ele divide seu tempo entre a administração de negócios próprios e churrascos com a família no fim de semana.

Outro entrevistado afirma que, quando estava nos EUA, chegou a ser preso pela imigração e passado um dia inteiro sem comer. Lá, ele trabalhava na construção civil. No Brasil, atualmente, ele vende cartuchos de impressora em uma loja em Salvador e afirma que tira entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.

“Os brasileiros estão retornando [para casa] em busca de melhores oportunidades. O desemprego está em uma taxa historicamente baixa e a renda está subindo rapidamente. Em muitos setores, os brasileiros ganham mais do que seus equivalentes americanos”, afirma o jornal.

Além do emprego e da renda, outros dois fatores são citados pela reportagem como motivos para voltar ao Brasil: a valorização do r

Nenhum comentário:

Postar um comentário