sexta-feira, 9 de setembro de 2011
COMUNHÃO E PARTILHA ENTRE BISPOS CHILENOS, PERUANOS E BOLIVIANOS
As Conferências Episcopais do Chile, Peru e Bolívia reuniram-se em Santiago do Chile para partilhar dias de fraternidade, reflexão e oração comum.
Numa declaração conjunta, os bispos fazem uma análise sobre a situação eclesial e social de seus respectivos países e afirmam que "a Igreja de Deus na América Latina e no Caribe é sacramento de comunhão de seu povo. É morada de seus povos, casa dos pobres de Deus que chama e reúne todos em seu mistério de comunhão, sem discriminações e exclusões".
"Alegramo-nos com a enorme riqueza da fé de nosso povo e os sinais de esperança que constatamos. Vemos a pobreza e os problemas que afligem e causam sofrimento ao nosso povo, como também as mudanças climáticas que pioram a difícil situação dos mais pobres e as desigualdades sociais, causas de preocupação para a Igreja" – ressalta a nota.
"Sentimo-nos chamados no atual contexto histórico a continuar a reflexão sobre a inculturação da fé. Valorizamos a piedade popular, a fé das pessoas simples, fortaleza da fé dos nossos povos" – frisam os bispos.
As três conferências episcopais analisaram também a situação dos migrantes, a realidade do narcotráfico que infelizmente continua aumentando e "ameaçando os nossos jovens e reduzindo os padrões éticos de nossas sociedades.".
No final do documento, os bispos expressam o desejo de paz para seus países e reiteram seu compromisso com a opção preferencial pelos jovens no âmbito da Missão Continental.
"Os jovens são chamados a construir uma América Latina e um mundo de igualdade e fraternidade. No contexto dessa esperança vamos trabalhar para organizar um encontro dos jovens de nossos países, em vista da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário