quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Imigração ilegal pode tirar a Grécia de Schengen


A União Europeia (UE) prepara-se para apresentar na próxima sexta-feira uma proposta que permitirá a suspensão de países do Espaço Schengen, área de livre circulação de pessoas na Europa, caso estes falhem repetidamente a aplicação de acções que travem a entrada de imigrantes ilegais.

Segundo o ‘Financial Times' (FT), na edição de ontem, esta provisão tem como objectivo principal a colocação de pressão adicional sobre as autoridades gregas para que estas aumentem os seus esforços para travar a entrada de imigrantes vindos da Turquia e de outras áreas do Mediterrâneo. Esta medida, referida de modo informal pelos responsáveis da Comissão Europeia como ‘a cláusula grega', permitirá a reintrodução de controlos fronteiriços entre o país suspenso e o resto dos Estados-membros da UE.

"Qualquer iniciativa que exclua países será claramente dirigida à Grécia, já que este país tem sido um problema para a área Schengen desde a sua adesão, em 2000", afirmou ao FT o especialista Hugo Brady, do Centre for European Research (CER).

Nenhum comentário:

Postar um comentário