domingo, 18 de setembro de 2011

MIGRANTES, CONVIVÊNCIA E ACOLHIMENTO


Faltando aproximadamente um mês para o III Fórum Internacional sobre Migração e Paz, a Rede Scalabriniana Internacional de Migração (SIMN) divulga uma nota oficial sobre o evento que ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro de 2011, na Cidade do México.

A nota destaca que a violência está entre as principais causas da migração, se reportando ao tema central do Fórum deste ano: Migrações Internacionais Seguras. “Ao lado do empobrecimento de amplos setores da população, a desigualdade social, pobreza, falta de coesão social, o crescimento lento da oferta de trabalho que afeta o desemprego e as catástrofes naturais, a violência está entre os principais elementos que causam a migração de milhões de pessoas em todo o mundo”.

O SIMN aponta ainda que “nos países de destino dos migrantes, leis restritivas obrigam milhões de pessoas a viver em situações de migração irregular e discriminação social, expondo os migrantes à exploração do trabalho, à violação de seus direitos humanos e ao tráfico de seres humanos”.

Constatando esta situação de violência, o SIMN propôs uma campanha internacional para promover uma cultura de convivência pacífica entre migrantes e sociedades de acolhimento. “Através do Fórum Internacional de Migração e Paz com a participação de tomadores de decisão no campo das políticas públicas e programas sobre a migração internacional, entre os quais Prêmios Nobel da Paz, políticos, representantes de governos, organizações internacionais e da sociedade civil, acadêmicos, imprensa, especialistas em migração, migrantes e as organizações de migrantes.

Dando prosseguimento ao debate de alto nível sobre as implicações da migração internacional e a coexistência pacífica entre os povos, que começou nos dois primeiros fóruns, realizado em Antigua, Guatemala, 29 e 30 de janeiro de 2009, e Bogotá, Colômbia, 1, 2 e 3 de setembro de 2010, será realizado o III Fórum Internacional de Migração e Paz, na Cidade do México, nos dias 20 e 21 de outubro de 2011”.

O Scalabrini International Migration Network ressalta ainda que o convite para sediar o Fórum no México foi feito por Rafael de Castro, então assessor do presidente Felipe Calderón, para que o evento ocorra em coordenação com a Presidência do México e com o Instituto Nacional de Migração, como parte da Semana Nacional Migração. O objetivo é continuar o processo de criação de redes a nível internacional com representantes de todos os setores da sociedade civil e governos para promover uma existência pacífica como direito universal e plenamente humano de todos.

Nesta terceira reunião, o Fórum Internacional sobre Migração e Paz irá considerar o impacto da violência sobre as migrações internacionais e refugiados e como os atores governamentais (executivo, legislativo e judiciário) e a sociedade civil podem definir e colocar em prática políticas e programas específicos para garantir a segurança humana dos migrantes e refugiados que cruzam fronteiras internacionais diariamente e novas relações civis para a convivência pacífica.
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário