terça-feira, 20 de setembro de 2011

Imigração e jornais populares foram temas de dois eventos da imprensa latina


A entidade reuniu jornalistas e especialistas de 20 países da América Latina, que falaram sobre a "Cobertura Jornalística da Migração nas Américas" e prestigiaram a exposição digital "Cruzando Fronteiras nas Américas/Crossing Borders in the Americas".
Para Jose Luis Sierra, da New America Media, a cobertura da imigração nos EUA é "pobre e tendenciosa". Charles Hale, diretor do Instituto Lozano Long de Estudos Latinoamericanos, afirmou que a imigração "é um tema tratado com muita hipocrisia e clichês. A grande mídia não cobre realmente questões de imigração ou os imigrantes. Ela só trata dos aspectos ruins".

Em uma das principais palestras, a editora-executiva da New American Media, Sandy Close, falou sobre a cobertura da imigração nos Estados Unidos, destacando sua experiência com a imprensa étnica em São Francisco. A jornalista destacou que, atualmente, o país vive um momento de "apartheid comunicacional", que não só marginaliza a imprensa étnica como limita a imprensa tradicional. "Para os meios tradicionais, a saúde e os fenômenos meteorológicos acabam na fronteira. Os veículos hispânicos ultrapassaram a mídia tradicional na cobertura sobre a gripe A H1N1, sem dúvida. Falaram sobre o fechamento de escolas no México. Os americanos acharam que não precisavam se preocupar com isso porque não era aqui", disse.

Outro tema em discussão foi a imigração no Caribe e a cobertura da mídia sobre o assunto. Wesley Gibbins da Associação dos Profissionais de Imprensa do Caribe juntamente com Colette Lespinasse, apresentadora de rádio no Haiti; Gotson Pierre, da Alterpresse no Haiti e María Isabel Soldevila, doListín Diario e da Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra, da República Dominicana, participaram dos debates sobre o tema.

Fabián Sánchez, da Organização I(dh)eas, dedicada à defesa dos direitos humanos de imigrantes de países da América Central que cruzam o México, comentou as conclusões do estudo "Na Terra de Ninguém, Labirinto da Impunidade", que tenta retratar as condições enfrentadas pelos mais de 70 mil imigrantes detidos no México, em 2010. "O México segue a política de imigração dos Estados Unidos. Trata-se de uma política de fechar as fronteiras, prender e expulsar os imigrantes".

O evento gerou um livro eletrônico, que, em breve, estará disponível no site do Knight Center. Para ter acesso ao material do 8º Fórum de Austin sobre Jornalismo nas Américas, "Cobertura do Tráfico de Drogas e do Crime Organizado na América Latina e no Caribe", realizado em 2010, basta acessar o site.

Reunião de jornais populares

Outro evento que marcou a semana do jornalismo hispânico foi o 5º Encontro de Diários Populares e Mercado Comunitário, organizado pelo Instituto de Imprensa, braço educativo da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), realizado em Cartagena, Colômbia, no último dia 12. O enfoque do evento foi analisar o modelo de negócios populares e a busca de estratégias editoriais.

Reuniram-se mais de 100 gerentes e editores de 42 jornais da Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela. "Os números e a ressonância que tem tomado este encontro o consolida como um dos eventos de referência", disse Gustavo Mohme, presidente do Instituto de Imprensa e diretor do jornalLa República, de Lima, no Peru.

A primeira edição do encontro foi realizada em 2007, na cidade equatoriana de Guayaquil, e, desde então, se converteu em um marco dos jornais populares na região. Além do Equador, o evento já aconteceu na Guatemala, Peru e El Salvador. Todas as apresentações do evento estão disponíveis para consulta no site www.institutodeprensa.com

O único representante brasileiro foi o editor-chefe do Diário Gaúcho, Claudio Thomas, que falou sobre as receitas de sucesso do jornal que, em mais de 11 anos de circulação, conquistou os leitores de Porto Alegre, região metropolitana e das principais cidades do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário