quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um milhão e meio de imigrantes deportados com Obama


O Governo de Barack Obama deportou dos Estados Unidos a quase um milhão 600 mil imigrantes ilegais em dois anos e meio, segundo cifras atualizadas ao fechamento da primeira quinzena de setembro.

Obama assegura respaldar uma reforma do sistema migratorio do que fez ademais uma promessa de campanha, no entanto, nas expulsões lhe toma vantagem a seu antecessor George W. Bush, que fechou seus dois períodos presidenciais com um milhão 57 mil deportados.

A atual política do governante enfrenta-o não só às criticas de membros de seu partido e do bando republicano, senão também ao descontentamento de um setor como o hispano, a maior minoria e a de crescimento mais acelerado nos Estados Unidos.

Até o momento, o mandatário, envolvido em um complexo panorama interno, não tem cumprido seu compromisso de um projeto de lei sobre imigração, o que afirmou seria em seu primeiro ano no Escritório Oval.

No passado 18 de agosto a Casa Branca anunciou uma iniciativa para reduzir as deportações.

A medida espera beneficiar a uns dois milhões de jovens em possibilidades de qualificar para o Dream Act, proposta de lei que abriria um canal à legalización daqueles sem cidadania que cursem estudos universitários ou sirvam ao Exército.

Ao redor de 11 milhões 200 mil pessoas vivem e trabalham em território nacional sem um estatus migratorio regular, em opinião do Pew Hispanic Center.

Em 2008, o 67 por cento dos hispanos votou a favor de Obama, mas uma pesquisa difundida nesta segunda-feira pela consultora Gallup advertiu que o nível de popularidade do presidente entre a comunidade latina estadounidense caiu até um recorde negativo de 48 por cento.

O jornal Washington Post comentou que a tendência à baixa do voto hispano aponta a que esse grupo de 50 milhões 500 mil habitantes (16,3 por cento da população, de acordo com o censo de 2010), pode ter um peso importante nas eleições de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário