terça-feira, 7 de agosto de 2012

Migração e Tráfico de Pessoas na América Latina”


A Fundação Memorial da América Latina e o Instituto Latino-Americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos apresentam o seminário internacional “Migração e Tráfico de Pessoas na América Latina”, que irá discutir um fenômeno antigo, mas que tem aumentado com a globalização dos mercados a partir dos anos 1990. Cerca de 3% da população mundial, quase 200 milhões de pessoas, residem em um país distinto ao do seu nascimento; 30 milhões no caso dos latino-americanos. Dentre as modernas formas de violação dos direitos fundamentais, destaca-se o Tráfico de Pessoas, nas suas três modalidades: para fins de exploração sexual, do trabalho escravo e da remoção de órgãos. Nessa modalidade de crime organizado transnacional viola-se dentre outros, um dos fundamentos do estado democrático de direito: a “dignidade da pessoa humana”.
O VII Encontro Internacional será realizado no período de 19 a 21 de setembro de 2012, das 8h às 18h, na Sala de Espelhos do Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, com entrada franca. As inscrições são on line por meio deste site. Ele reunirá especialistas do Brasil, América Latina, Europa, Canadá e EUA, oriundos de Organizações Governamentais, Não-Governamentais, Instituições de Ensino e Organismos Internacionais. O Seminário tem o apoio do Movimento Contra o Tráfico de Pessoas.
O Cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, participará da abertura do colóquio, durante o qual autoridades, especialistas e pesquisadores falarão sobre temas tais como, dentro outros, “Tráfico de Pessoas: A Construção do Marco Legal” (mesa com o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, dentre outros);  “Tráfico de Pessoas, Legislação e sua Aplicabilidade” (Anália Ribeiro, ex-presidente do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de São Paulo, deputado Nelson Pellegrino e a promotora de justiça Eliana Faleiros Vendramini Carneiro) e “Tráfico de Pessoas e as Políticas Migratórias do Brasil e Americana Latina” (Andres Ramirez, mexicano representante da ACNUR no Brasil e Deyse de Freitas Lima Ventura, do Instituto de Relações Internacionais da USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário