sábado, 18 de agosto de 2012

Enfrentamento ao tráfico de Pessoas


Representantes de 14 estados estiveram reunidos em São Paulo entre os dias 13 e 15 de agosto para discutir diretrizes nacionais e conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania no enfrentamento ao tráfico de pessoas. Na quarta-feira (15), o grupo visitou o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo, na Justiça, para conhecer a estrutura e o modo de organização que tem destacado o Estado no cenário nacional.

“Com uma estrutura enxuta, conseguimos mobilizar uma rede comprometida com a questão atuante em todo o Estado”, contou Juliana Felicidade Armede, coordenadora do núcleo paulista, referindo-se aos comitês regionais presentes no interior. “Organizamos dados e sistematizamos fluxos de informações, o que permitiu a divulgação de gráficos com o perfil dos atendimentos”.

A coordenadora noticiou a criação de um espaço voltado exclusivamente a imigrantes em São Paulo. Trata-se de uma espécie de “
Poupatempo do Imigrante”, a ser instalado na Barra Funda, onde serão oferecidos serviços consulares, orientações trabalhistas e jurídicas e emissão de documentos. “O espaço vai ficar em local privilegiado na capital, onde imigrantes já transitam”, reforçou Juliana.

Após a visita na Secretaria da Justiça, foi a vez de a delegação conhecer o Núcleo Humanizado de Atendimento ao Imigrante do Aeroporto Internacional de Guarulhos, por onde passam a maioria das vítimas de tráfico internacional. A criação de uma casa de passagem para vítimas em Guarulhos também é um projeto que está sendo estudado pela gestão paulista.

O próximo encontro está previsto para acontecer em dezembro, em Brasília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário