quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Projeto em São Paulo mostra história dos imigrantes pioneiros e dekasseguis


Conflitos vividos nos processos migratórios estão sendo apresentados por pesquisadores, dramaturgos e protagonistas dessas histórias

As histórias dos imigrantes no Brasil estão sendo reunidas e apresentadas em São Paulo no projeto Travessias em Conflito – O lado B da Imigração Japonesa. São peças de teatro e obras cinematográficas que falam sobre os pioneiros e os dekasseguis. Os conflitos vividos pelos imigrantes e a experiência dos dekasseguis estão sendo apresentados por pesquisadores, dramaturgos e protagonistas dessas histórias.
¨Tokiori, Dobras do Tempo¨, relata as idas e vindas dos japoneses e seus descendentes ao longo de um século. “Eu quis tentar chegar num sentimento duma experiência migratória, e a partir daí as pessoas vão criando suas”, diz o diretor Paulo Pastorelo. O documentário rodado ano passado no Brasil e Japão, tem quase duas horas de duração.
Fala do destino de cinco famílias de imigrantes que se instalaram no bairro rural da Graminha, no interior de São Paulo. “Não sou japonês, mas do ponto de vista humano quero entender como se deu essa imigração, como que pode estabelecer relações com a comunidade”, afirma o pesquisador Renato Ihu.
“É feito pelos jovens e isso é muito interessante. É raro, é uma visão de não nikkei e ao mesmo tempo, respeitado pelos jovens, é uma coisa que vale a pena a gente dar uma olhada”, conta o expectador Akio Ogawa. O projeto Travessias em conflito tem como subtítulo, o lado b da imigração. “É um pouco do lado que não foi tão explorado nos eventos da imigração japonesa no centenário da imigração japonesa no Brasil”, conta a dramaturga Alie Kiyomi Yago.
Ela coordena o grupo de pesquisas e criação teatral Hana, responsável pelo projeto.
Terra natal e terra estrangeira se confundem nessa história, marcada por constantes deslocamentos. São travessias cheias de encontros e despedidas. O documentário ¨Tokiori – Dobras do Tempo¨ foi selecionado para a competição brasileira do 17º Festival Internacional de Documentários – ¨É tudo verdade 2012¨, e ainda inédito nos cinemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário