segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Grécia intensifica perseguição a imigrantes ilegais


A polícia grega anunciou neste domingo que vai intensificar a busca a imigrantes ilegais em Atenas. Segundo boletim oficial divulgado hoje, as autoridades abordaram 4.900 em sotuação irregular e 1.300 foram presas no final de semana. 
O objetivo da polícia, diz comunicado oficial, é enviar os estrangeiros ilegais para seus países de origem e fechar as fronteiras da Grécia à imigração clandestina, e fazendo com que Atenas "volte a ser uma metrópole com qualidade de vida”. Para isso, “a operação para afastar os imigrantes ilegais vai continuar”, afirmou o porta-voz da polícia Christos Manouras.
Segundo Manouras, coibir a imigração ilegal na Grécia é uma questão de “sobrevivência” para o país castigado por uma forte crise econômica. O ministro da Proteção do Cidadão, Nikos Dendias, também informou que a operação visa a combater as redes de prostituição e de tráfico de drogas que atuam no centro de Atenas.
A luta contra a imigração irregular tem sido usada tanto pelo governo como por outras correntes políticas gregas. Pela primeira vez na história da Grécia, um partido de inspiração nazista com um discurso de teor xenófobo conseguiu eleger 18 deputados para o Parlamento neste ano. Apesar de ser um conservador moderado, o premiê grego, Antonis Samaras, também endureceu seu discurso e afirma que é preciso interrromper urgentemente “a invasão de imigrantes ilegais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário