sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Imigrantes formam grandes filas para se legalizar nos EUA


Jovens formaram filas na quarta diante de escritórios de imigração em Estados como Califórnia e Texas, no dia em que entraram em vigor as diretrizes que relaxam as regras de deportação nos EUA.
As autoridades norte-americanas esperam que centenas de milhares de imigrantes sem documentação preencham o pedido para legalizar temporariamente a permanência no país.
As novas regras beneficiam aqueles que tenham imigrado com menos de 16 anos, morado nos EUA desde 15 de junho de 2007, não tenham passado criminal nem mais que 30 anos de idade.
Assim, os jovens imigrantes poderão se blindar por dois anos contra a deportação, além de ter autorização para trabalhar.
A flexibilização implementada pela administração do presidente democrata Barack Obama é apontada por republicanos como um movimento para conquistar os votos hispânicos no pleito presidencial de 6 de novembro.
Estados em disputa, casos de Flórida, Nevada e Colorado, têm grandes populações de imigrantes.
Defensores dos imigrantes enxergam a medida com ressalvas, já que ela é uma implementação parcial do chamado Dream Act, que propõe status legal permanente para parte dos imigrantes.
Militantes têm aconselhado, também, que os jovens imigrantes peçam a advogados que revisem os formulários antes de entregá-los --para, além de não ter o pedido negado, evitar a deportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário