quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Organismos da Igreja Católica divulgam serviços humanitários prestados a migrantes e refugiados


Missão Scalabriniana em São Paulo prestou mais de 24 mil atendimentos neste ano
Nos últimos dois anos na Missão Paz, em São Paulo, os Missionários Scalabrinianos acolheram milhares de migrantes e refugiados. Mais do que reunir estatísticas, a Missão tem como preocupação acompanhar cada pessoa reconhecendo sua dignidade. No ano passado foram 4.158 imigrantes e refugiados atendidos e, neste ano já foram atendidas 2.027 pessoas, com 24.347 atendimentos diversos.

A Missão Paz é uma das ações humanitárias mantidas pela Igreja Católica para acompanhar a população migrante. A Missão presta uma variedade de serviços como atendimento à saúde, documentação, cursos de português, atendimento psicosocial, atividades culturais e lúdicas, ações de integração e de incentivo às manifestações culturais, atendimento religioso, além da incidência junto ao governo e autoridades consulares.

Segundo o padre Paolo Parise (CS) em 2011, foram 37.572 atendimentos, para imigrantes e refugiados de 66 nacionalidades e de 22 denominações religiosas.

Padre Paolo que é Diretor do Centro de Estudos Migratórios (CEM) participou na tarde desta quarta-feira (29) de painel sobre a atuação da Igreja na assistência às populações sujeitas à mobilidade no Brasil, que integra o programa do Seminário sobre Mobilidade Humana, na Grande Cidade o Desafio de Acolher na Diversidade.

Também expuseram suas atividades, organizações religiosas como o Centro Social Nossa Senhora Aparecida, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania e o Centro de Ajuda aos Refugiados, mantido pela Cáritas.

A Missão Paz reúne hoje, além das atividades da Paróquia Nossa Senhora da Paz, a Casa do Migrante e o Centro Pastoral do Migrante que neste ano, por exemplo, atendeu perto de 500 imigrantes hatianos. Também mantém o Centro de Estudos Migratórios (CEM) e a Revista Travessia.

Lançou recentemente o Programa de Mediação para migrantes e refugiados que tem como eixos principais trabalho, saúde, educação, família e comunidade brasileira.

Mediou o painel spbre a atuação da Igreja, o bispo auxiliar de São Paulo, dom Milton Kenan que sugeriu uma melhor articulação dos organismos, para uma atuação mais estratégica e empenhou o apoio da Cáritas como motivadora desta articulação.



Roseli Lara
Rádio Migrantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário