quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Em Honduras reunião prévia a Cúpula CELAC-UE


Representantes da Comunidade de Estados Latino americanos e Caribenhos (CELAC) reuniram-se  na segundafeira dia 20  na cidade hondurenha de Comayagua, para preparar a primeira cúpula sobre migração com a União Européia, fixada para janeiro próximo em Chile.

  Estabelecer uma estratégia regional que impulsione uma visão integral dos processos migratórios, interregionales e biorregionales, é o objetivo deste encontro, conforme com um comunicado difundido à imprensa pela Chancelaria hondurenha.

Participaram  do  encontro 28 dos 33 países integrantes da CELAC, que em cinco comissões de trabalho buscam uma posição comum sobre o tema migratório a nível hemisférico para apresentar aos Chefes de Estado e de Governo na cita de 2013.

As cinco mesas de trabalho examinam a atenção consular, a livre movilidade, a legislação, gerenciamento e segurança migratória e migração regional.

Este encontro foi  auspiciado pela comissão econômica para a América Latina (CEPAL), o Centro Latinoamericano de Desenvolvimento, a Organização Internacional de Migrações, a Conferência Regional de Migraões e a Conferência Sul-americana de Migração.

A CELAC, presidida por Chile com o apoio de Venezuela, é um organismo político americano sem Estados Unidos e Canadá, e está integrado por 33 Estados de Centroamérica, o Caribe e Suramérica.

América Latina e o Caribe têm mais de 25 milhões de emigrantes, algo mais do 13 por cento do total mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário