sábado, 4 de setembro de 2010

Por mais vida nas fronteiras do mundo

Associação Internacional Scalabriniana ao Serviço do Migrante
AISSMi



Desejamos tornar pública nossa indignação diante da incrível notícia do massacre de 72 migrantes, na fronteira México - Estados Unidos, ocorrido no dia 25 de agosto de 2010. Somos muitos os que nos dedicamos à defesa dos direitos dos trabalhadores migrantes e suas famílias, mas ainda não conseguimos diminuir as constantes e cruéis investidas contra eles durante seu processo de migração.

As forças do mal e da violência continuam crescendo de maneira assustadora. Os que caem mais freqüentemente são os migrantes por estarem em situação de vulnerabilidade, sem os documentos exigidos pelo país de acolhida. Servem, por isso mesmo, de vítimas preferidas das gangues e organizações criminosas que agem com crueldade diante da inocência e impotência daquelas pessoas, homens e mulheres, que deixaram pátria, amigos e família para buscar novas chances de vida num país que ofereça melhores condições de trabalho que o seu próprio.

Como organização que defende os direitos humanos de todos e de modo especial dos migrantes, queremos nos irmanar com todas as outras instituições que repudiam este ato bárbaro contra as pessoas em situação de migração, no esforço de exigir da nação mexicana as providências necessárias para acabar com estas investidas desumanas contra os migrantes, uma vez que é direito humano universal: a liberdade de migrar.

Exortamos ainda, as autoridades competentes dos países de origem das vítimas do massacre a unirem-se, para, na mesma luta da sociedade civil organizada, somar forças com o governo mexicano, para encontrar estratégias eficazes no combate ao tráfico e aos grupos do crime organizado.

Suplicando aos céus sede de justiça aos responsáveis pela custódia dos direitos humanos no México e Estados Unidos; paz e esperança aos familiares das vítimas; força e coragem aos agentes de pastoral da região para que tenham condições de continuar sua luta por mais humanidade nesta fronteira, declaramo-nos solidárias a este mutirão.

Oxalá, abram-se novos caminhos que nos conduzam a um serviço ainda mais eficaz no combate ao desrespeito à dignidade da pessoa humana nas fronteiras do mundo e de modo muito especial na fronteira geográfica em questão! A todos os que se colocam em defesa da vida digna, coragem, o Senhor caminha à nossa frente!

Bruxelas, 02 de setembro de 2010


Associação Internacional Scalabriniana de Serviço aos Migrantes - AISSMi
(Congregação das Irmãs missionárias de São Carlos Scalabrinianas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário