sábado, 25 de setembro de 2010

Fórum Social Mundial das Migrações: Povos em movimento pela cidadania universal

A quarta edição do FSMM, que acontece de 8 a 12 de outubro, em Quito, capital do Equador, pretende reunir 3.500 pessoas de 90 países para discutirem assuntos em torno do lema: Povos em movimento pela cidadania universal. Estes estarão estruturados nos quatro eixos temáticos que abordam os desafios da migração em âmbito mundial:

1) Crises globais e fluxos migratórios
2) Direitos humanos e Migração
3) Diversidades, convivência e transformações socioculturais
4) Novas formas de escravidão, servidão e exploração humana.

Além deles, os transversais:

1) Gênero
2) Etnicidade
3) Religiosidade
4) Interculturalidade
5) Geracional

As atividades do Fórum acontecerão na Casa da Cultura Equatoriana, na Pontifícia Universidade Católica do Equador (PUCE), na Universidade Politécnica Salesiana (UPS) e na Escola Politécnica Nacional (EPN). A abertura será feita por Stephen Castles (Diretor Associado do Instituto Internacional de Migração, da Universidade de Oxford e professor na Universidade de Sydney, na Austrália), Aurora Javate de Deus (Líder filipina pelos direitos da mulher e presidente da Coalizão Contra o Tráfico de Mulheres da Ásia-Pacífico), Rufino Domínguez Santos (Líder indígena de Oaxaca e coordenador do Centro Binacional de Desenvolvimento Indígena de Oaxaca).

O Fórum concluirá suas atividades em 12 de outubro junto com o V Congresso Mundial da Via Campesina. Ainda em 11 e 12, o município de Quito realizará o II Fórum de Autoridades Locais Cidades Abertas para discutir também as questões de migração com enfoque nos direitos humanos. As autoridades locais receberão uma delegação da Assembleia dos Movimentos Sociais do FSMM.

O FSMM vem incidindo também sobre as políticas públicas. Participou das discussões do Plano de Migração e Comunicação para o Desenvolvimento (PMCD) por meio da Secretaria Técnica do Fórum e a Comissão Nacional Preparatória integrada por diversas organizações da sociedade civil do Equador, como CORAPE, FLACSO, ALER, fé e alegria, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário