domingo, 12 de setembro de 2010

Paraná atrai migrantes de outros estados

A economia forte e o desenvolvimento do Paraná fizeram com que o Estado fosse o terceiro lugar no Brasil a contar com um maior número de migrantes de outros lugares do País.
A informação foi divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Ao todo, foram entrevistadas 399.387 pessoas em 153.837 domicílios em todo País. A pesquisa traz informações como nível de escolaridade, tamanho da população, trabalho, migração, entre outros temas. Os dados são do ano de 2009. Em números absolutos, o Paraná perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro em número de migrantes de outros estados.
Para o economista do IBGE, William Kratochwill, um dos motivos da procura de outros brasileiros em tentar a vida no Paraná deve-se ao fato de que o Estado possui uma economia forte. “Por ser muito bem desenvolvido, o Paraná acabou atraindo outros brasileiros. Chama a atenção também que a migração entre cidades paranaenses é bem forte. Ao todo, 5,2 milhões de paranaenses nasceram em uma cidade e moram em outra, o que corresponde a 48% da população, um pouco acima da média nacional, que foi de 39,5%”.
Embora seja o terceiro colocado absoluto em migração, este índice cai bastante se for utilizado o critério de proporcionalidade. “Verificando por este ângulo, o Paraná é o 11.º lugar, com 18% da população oriunda de outros estados. Entretanto, existe uma explicação para isto: locais como Roraima, Rondônia e o Distrito Federal são considerados estados jovens, com a população em desenvolvimento. O Paraná, ao contrário, não é novo e conta com uma população mais robusta”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário