sábado, 6 de dezembro de 2014

Frente de mulheres na 8ª Marcha dos Imigrantes

A 8ª Marcha dos Imigrantes ocorrerá na cidade de São Paulo, no domingo dia 7, com uma bandeira de luta central: “Basta de violência contra @s imigrantes!”. A marcha se inicia na Praça da República com a Rua Barão de Itapetininga, com a concentração marcada para às 9h.

A questão da violência é central porque ela marca o cotidiano de imigrantes no país e no mundo, seja nas agressões físicas e verbais sofridas nos países de destino ou trânsito em razão da sua origem, ou na negativa de direitos fundamentais por serem imigrantes. Outras bandeiras de luta levantadas pelos que marcham são, especialmente, a aprovação de uma nova lei de imigração no Brasil; o direito ao voto; o acesso à educação e à saúde sem qualquer discriminação; o trabalho decente; a integração entre os povos e a cidadania universal.

Em 2014 a Marcha contará, pela primeira vez, com a Frente de Mulheres Imigrantes, um coletivo de mulheres imigrantes e brasileiras que reivindica maior equidade de gênero no contexto migratório composto, também, pela Equipe de Base Warmis – Convergência de Culturas; pelo Coletivo Educar para o Mundo; pelo Projeto Sí, yo Puedo e pela Rede de Apoio ao Migrante – Guarulhos. A Frente realizou reuniões aos domingos na Praça Kantuta ao longo de todo o mês de novembro e Museu da Imigração acompanhou a mobilização.

Além das bandeiras já levantadas, como a necessidade de uma lei de imigração justa e humana e o fim da xenofobia, há questões específicas que envolvem a saúde da mulher imigrante, como o fim da violência no parto e o respeito pelas diferenças culturais; o tratamento de saúde digno, universal e humanizado; questões que envolvem a violência doméstica e contra a mulher imigrante, como a necessidade o atendimento bilíngue e humanizado nas delegacias para mulher; o direito de uso de anticoncepcionais; e questões que envolvem o trabalho das imigrantes, como a divisão igual do trabalho doméstico; a necessidade de vagas em creches para todos; o fim do assédio moral e sexual no trabalho e a igualdade de salários nos postos de trabalho. 

No próximo domingo, o centro de São Paulo acordará com as bandeiras da diversidade cultural e da garantia universal de direitos fundamentais e ao som das batucadas e reivindicações das mais diversas pessoas: 
Por nenhum direito a menos para @s imigrantes!

Museu da Imigração 



Nenhum comentário:

Postar um comentário