terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Casa de hóspedes para estrangeiros

A Prefeitura do campus USP de Ribeirão Preto (PUSP-RP) inaugurou, na manhã do dia 15 de dezembro, um novo serviço que contribui para o projeto de internacionalização da USP, a Casa de Hóspedes Estrangeiros. 
Entregando oficialmente o serviço à comunidade, o prefeito do campus, professor Osvaldo Bezzon, lembrou que a ideia para acolher os estrangeiros era cogitada há muito tempo, desde a gestão da professora Emília Campos de Carvalho. Começou a implementação na gestão do professor José Moacir Marin e, agora, é inaugurado por Bezzon.
E esta Casa ficará vinculada ao Centro de Apoio ao Professor e Estudante Estrangeiro (CAPEE) para complementar o serviço de acolhimento já oferecido aos estrangeiros pelo campus de Ribeirão Preto. Para o professor Antonio Carlos Hernandes, Pró-Reitor de Graduação da USP e representante do Reitor no evento, a característica acolhedora do campus de Ribeirão Preto é marcante e destacou a importância de infraestruturas como a Casa de Hóspedes Estrangeiros para os projetos da USP.
Porém, garante o professor Hernandes, a Universidade como um todo tem ainda muito a caminhar nessa direção. E o campus de Ribeirão vem se destacando para minimizar os principais óbices à permanência do estrangeiro no país, como as dificuldades das burocracias do país. Serviço este que classifica como bem conduzido pelo CAPEE em Ribeirão Preto.
Ele lembra que “precisamos aumentar cada vez mais essa cultura de internacionalização” e de recebimento do estrangeiro. “Os recursos nem sempre colaboram”, a nossa posição geográfica também não, mas “essas parcerias precisam ser consolidadas para melhorar cada vez mais o processo de formação de nossos estudantes”.
Hernandes enfatiza também que tornar a vida dos estrangeiros mais fácil por aqui, melhorando a convivência no país e acolhendo-o em suas necessidades, principalmente quanto às burocráticas, sempre ajuda.
A Casa dos Estrangeiros no campus
Gradativamente o CAPEE vem recebendo, ano a ano, um percentual de 15% a mais de estrangeiros. Segundo a responsável pela seção, Fernanda dos Reis Almeida, hoje, cerca de 150 estrangeiros estão em atendimento pelo CAPEE.
Além do tratamento individualizado que a seção coloca à disposição dos estrangeiros, as acomodações da Casa oferecerão, a partir do dia 21 de janeiro, os mesmos serviços das outras duas casas de hóspedes que o campus possui: café da manhã e roupa de cama, mesa e banho.
São sete quartos e doze leitos, sendo uma suíte tripla, uma suíte individual, três quartos duplos e dois quartos individuais. É destinada prioritariamente a hóspedes estrangeiros. No entanto, havendo vagas, as instalações poderão ser utilizadas para atendimento da lista de espera das demais casas.
A nova Casa de Hóspedes Estrangeiros fica na Rua Pedreira de Freitas, nº7, campus da USP de Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.
USP Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário