quinta-feira, 16 de maio de 2013

SIMN divulga tema para IV Fórum Internacional de Migração e Paz


Fórum discutirá o compromisso dos governos e sociedade civil com a segurança, desenvolvimento humano e governança global sobre migração    

A quarta edição do Fórum Internacional de Migração e Paz será nos dias 20 e 21 de junho em Nova York, Estados Unidos, em pleno debate sobre a reforma das leis de migração em um dos países que mais concentra imigrantes internacionais, reforma que influenciará as políticas globais em torno do tema.
O IV Fórum Internacional de Migração e Paz ocorrerá também na dinâmica da Assembleia Geral da ONU/2013, durante a qual se realizará o Diálogo de Alto Nível sobre Migração e Desenvolvimento e, no processo de implementação da nova lei de imigração no México.
O Fórum é um dos maiores eventos de alto nível sobre a migração internacional e a convivência pacífica, e neste ano terá como tema "Segurança Humana, Desenvolvimento Humano e Governança Global sobre Migração: o compromisso dos governos e da sociedade civil, em nível local, nacional e internacional". 
O IV Fórum Internacional de Migração e Paz é realizado pela Rede Internacional de Migração Scalabrini (SIMN), organização não-governamental mantida pela Congregação dos Missionários Scalabrinianos e que tem atraído desde a primeira edição, na Guatemala, as maiores autoridades globais na temática das migrações.

Segurança humana
De acordo com o SIMN, nesta edição, o IV Fórum Internacional de Migração e Paz quer debater a insegurança humana, causada pela violência direta e indireta, como uma das principais causas da migração internacional.
Deseja evidenciar também que, embora os laços entre os fluxos migratórios e a violência direta sejam evidentes e reconhecíveis, as ligações entre migração e violência indireta ou estrutural não são tão óbvias e detectáveis.
Para a Rede Internacional de Migração Scalabrini, a violência indireta é causada pelos efeitos do sistema econômico injusto, o comércio desequilibrado entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, agravando a pobreza e a marginalização.  Sistema que condena milhões de pessoas à morte e força a migração em busca de direitos, desenvolvimento e construção de uma vida melhor.

Desenvolvimento humano e governança internacional das migrações

O IV Fórum Internacional de Migração e Paz pretende evidenciar também que a migração é um fenômeno inerente ao desenvolvimento e à dignidade humana, que exige um dever ético dos governos.  O Fórum quer ser um instrumento que leve os governos a tomar consciência das suas responsabilidades em implementar políticas abrangentes para a migração segura, incluindo "transmigração" e contemplando os direitos humanos dos migrantes.
A Rede Internacional de Migração Scalabrini busca promover o Fórum Internacional sobre Migração e Paz, não só para estimular o diálogo de alto nível, mas para definir ações concretas relativas à segurança e ao desenvolvimento humano, aos fluxos migratórios e à coexistência pacífica entre as comunidades anfitriãs e os migrantes.
Desde esta perspectiva, um dos temas centrais do Fórum será a governança internacional das migrações, considerando suas principais tendências e desafios.

Temáticas debatidas
A cada edição, o Fórum Internacional de Migração e Paz propõe um foco temático com a intenção de estimular um processo contínuo de diálogo e de ação essencial.  Em janeiro de 2009, em Antigua na Guatemala, propôs o tema "Fronteiras: Muros ou Pontes".
"Migração, convivência pacífica e independência: rumo a novas perspectivas sobre a cidadania" foi a temática debatida em 2010 em Bogotá, na Colômbia. 
Em outubro de 2011, na Cidade do México, o debate girou em torno da "Segurança nas Migrações Internacionais".
Entre os participantes estão conferencistas de alto nível, como premiados com o Nobel da Paz, chefes de Estado, representantes das Nações Unidas e suas agências, organizações internacionais, organizações da sociedade civil, meios de comunicação social, universidades, entidades religiosas e organizações de migrantes.
O objetivo comum dos participantes é compartilhar ideais, compromissos e propostas para promover uma convivência humana e pacífica, como um direito universal para todos.

Organização
A quarta edição do Fórum é organizada pelo SIMN em colaboração com a Representação Permanente do México ante as Nações Unidas; o Gabinete de Assuntos de Imigrantes da Prefeitura de Nova York; a Fundação Humanidade-sem-Fronteiras; com o apoio da Fundação Konrad Adenauer e Western Union.
Para conhecer o SIMN acesse: www.scalabrinimigration.org/pt-pt/
 
Roseli Rossi Lara/ JP 088/MS
Rede Scalabriniana de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário