sexta-feira, 31 de maio de 2013

ACNUR e prefeitura de Manaus debatem integração local de refugiados

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, reuniu-se na última semana com membros do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), ligado ao Ministério da Justiça.
No encontro, o prefeito defendeu a adoção de alternativas que integrem os refugiados que vivem em Manaus aos serviços oferecidos pelo poder público. Segundo Virgílio, , a medida é uma retribuição aos países que receberam refugiados brasileiros na época da Ditadura Militar.

“Precisamos abrir o Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento dessas pessoas, assim como as matrículas do Ensino Fundamental. Vou conversar com o governador para que o Estado também tenha uma relação boa com os refugiados”, afirmou o prefeito.
Para o oficial de proteção do ACNUR no Brasil, Gabriel Godoy , o diálogo foi bastante produtivo no sentido de tornar Manaus uma cidade solidária com os refugiados, que respeita o instituto do asilo, e que passará a oferecer àqueles que foram obrigados a deixar seu país de origem por conta de conflitos uma oportunidade de recomeçar suas vidas na capital amazonense.

Nos próximos dias, o prefeito de Manaus terá um novo encontro com os representantes das entidades defensoras dos refugiados na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh). O objetivo é dar continuidade às negociações.“Faremos o possível para que os refugiados se adaptem o máximo possível à nossa vida e nossa gente”, conclui Arthur Virgílio.

Fonte: Em Tempo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário