terça-feira, 14 de maio de 2013

Polícia Civil do Pará e Enafron traçam diagnóstico sobre tráfico de pessoas nas fronteiras brasileiras


A Polícia Civil do Pará, na figura da delegada geral adjunta Christiane Ferreira, é fonte de um levantamento feito pela Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) cujo objetivo é diagnosticar o Tráfico de Pessoas nas áreas de fronteira no Brasil. A pesquisa está sendo realizada pelo Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Justiça, em cooperação técnica com o Centro Internacional do Desenvolvimento de Políticas Migratórias (ICMPD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Além da Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Ministério Público Estadual, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o Tribunal de Justiça do Estado, movimentos sociais, entre outros, ajudarão a desenhar a realidade do tráfico de pessoas nas fronteiras. Para o desenvolvimento do trabalho, está em Belém o pesquisador Ricardo de Lacerda Ferreira. Sua missão é levantar dados quantitativos e qualitativos referentes ao tráfico de pessoas, emigração (saída) e imigração (entrada) regular e irregular, contrabando de migrantes, e refugiados no estado.
Durante a conversa com Ricardo Ferreira, a delegada Christiane Ferreira, falou sobre os perfis das vítimas de tráfico de pessoas, as modalidades desse crime, o modus operandi dos agentes criminosos, o levantamento das rotas de tráfico interno e externo no Estado, os pontos de entrada e  saída no Estado e demais assuntos referentes à temática. Ricardo Ferreira explica que o levantamento está sendo feito em onze Estados brasileiros e servirá como base para a avaliação da política de enfrentamento e a futura instalação de bases da Enafron com este propósito.
 Folha do Parà

Nenhum comentário:

Postar um comentário