terça-feira, 28 de maio de 2013

Política migratória foi discutida em Foz do Iguaçu

O prefeito Reni Pereira (PSB) participou  da abertura do encontro ,Colóquio - Debate participativo sobre direitos humanos na política migratória brasileira, contou com a presença do Ministro Rodrigo do Amaral Souza do Departamento de Imigração e Assuntos  Jurídicos do MRE,  Jana Petaccia do DEEST/SNJ ,Carmem Lussi da OIM. Organização Internacional das Migraçoes, Fatima Ikiko Yokohana, do Comite Estadual do Parana para Refugiados e Imigrantes e  foi realizado  no Auditório da Unila, em Foz do Iguaçu. O objetivo é analisar os dados coletados pelo projeto da Organização Internacional das Migrações, do Departamento de Estrangeiros e Secretaria Nacional de Justiça, no processo de mapeamento de instituições envolvidas com a temática migratória com vistas a contribuir para políticas migratórias pautadas pelos direitos humanos.

O debate é o resultado do questionário realizado entre os meses de dezembro e abril, para mapeamento das instituições envolvidas na temática migratória, especialmente as respostas às quatro perguntas abertas sobre: os serviços aos imigrantes; as dificuldades que as instituições enfrentam para assegurar tais serviços; as dificuldades que os migrantes enfrentam referentes a serviços e, as prioridades indicadas pelas instituições, nos questionários, para a política migratória atualmente, no País.
Ao participar do evento, o prefeito Reni Pereira destacou a importância de se ter políticas mais adequadas para o sistema migratório, uma vez que Foz do Iguaçu é um município atípico e diferenciado das demais cidades brasileiras. “A cada dia estamos vivenciando movimentos migratórios diferenciados. Uma por meio dos brasiguaios e outra das nações envolvidas no Mercosul”, relatou o prefeito.
Participaram  mais de trinta pessoas, representantes de instituições envolvidas com a temática migratória, Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, associações de migrantes, sociedade civil e instituições acadêmicas. O mesmo evento já foi realizado em São Paulo e Manaus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário